Na sequência das nossas apresentações das Zonais do Partido dos Trabalhadores no DF, temos a Zonal do PT em Sobradinho, com a companheira Gizely Ribeiro Pôrto à frente da Zonal há dois mandatos.
Professora há mais de 20 anos, com ativa militância no Sinpro DF, Gizely é ex-coordenadora do Núcleo de Base Alternativa Popular Socialista e também compôs a Executiva do PT Sobradinho. Como presidenta, está há cinco anos representando o Partido dos Trabalhadores na cidade.
Entre as principais atividades desenvolvidas pelo Diretório, estão:
– Organização da zonal e militância.
– Inauguração do espaço sede do PT Sobradinho.
– Reuniões para formação e organização.
– Realização do Happy Hour na sede.
Próximas atividades
– Cursinho comunitário, socialista e social.
– Atualização de cadastro de filiados.
Eleições 2022
A Zonal já trabalha na organização da militância, para que a base colabore, principalmente, com a eleição do companheiro Lula. Gizely diz que o PT Sobradinho disponibiliza seu espaço para as campanhas minoritárias.
A origem de Sobradinho DF
Na primeira metade do século XIX, o comerciante Antônio Gomes Rabelo, ao tomar posse de suas terras em Goiás, colocou um cruzeiro de madeira rústica para marcar a propriedade. Em um dos braços dessa cruz, um joão-de-barro construiu duas casinhas, uma sobre a outra, que lembravam um pequeno sobrado. Logo, aquele ponto se tornou uma referência para os viajantes que passavam por ali, sendo chamado de Sobradinho do Cruzeiro. Com o tempo, o riacho que atravessava a região ficou conhecido como Córrego do Sobradinho, batizando, também, uma fazenda erguida no local.
A Fazenda Sobradinho foi desapropriada para a criação de uma das primeiras cidades-satélites do DF, inaugurada no dia 13 de maio de 1960. Assim como Brasília, Sobradinho também foi planejada, e tinha muitas características semelhantes às casas das quadras 700 da Asa Sul: ruas largas, lotes de 350 e 525 m2 com acesso pelos fundos e frente para amplas áreas verdes. O projeto da cidade ficou a cargo do urbanista Paulo Hungria Machado, que pertencia à equipe de Lucio Costa e já havia feito o plano urbanístico do Gama.
A ocupação de Sobradinho se deu imediatamente após a demarcação dos terrenos, pois a cidade havia sido criada para abrigar os moradores da Vila Amaury – um acampamento operário que estava sendo inundado pelas águas do Lago Paranoá – além de famílias de algumas outras invasões espalhadas pelo Distrito Federal.
De acordo com o último censo do IBGE, Sobradinho tem 85.491 habitantes. A atividade predominante na cidade é o comércio.
PT DF