BannerDistrito Federal

Setorial de Economia Solidária define planejamento estratégico com cinco eixos de atuação

O Coletivo está organizando, para fevereiro, um seminário, em parceria com o Setorial de Segurança Alimentar, para discutir a Lei da Renda Básica de cidadania. Também, uma roda de leitura e uma cooperativa de consumidores estão previstas para iniciar nesse próximo mês

O Setorial de Economia Solidária do PTDF concluiu seu planejamento estratégico, definindo cinco eixos de trabalho, alguns já em implementação. São eles: Formação, Marco Legal, Governança de Projetos e Tecnologia, Apoio a iniciativas que tratam da Economia Solidária e Comunicação e Conteúdo. Já no mês de fevereiro, o Coletivo vai realizar um seminário, em parceria com o Setorial de Segurança Alimentar, para discutir a Lei 10.835/2004, que institui a renda básica de cidadania. Também, uma roda de leitura e uma cooperativa de consumidores estão previstas para iniciar nesse próximo mês.

O coordenador do Setorial, Jefferson Oliveira, explica que o objetivo global desses eixos é estimular debates internos e externos sobre propostas de modelos de governança para o campo da Economia Solidária local e nacional, reafirmando as experiências bem-sucedidas dos governos petistas.

Também, elencar, acompanhar e aprofundar o debate sobre o Marco Legal e da legislação atual sobre Economia Solidária e das iniciativas legislativas em andamento, como o PL 6606/19 e PEC 169, que tratam do assunto e estão sem tramitar no Congresso.

No DF, a Lei 4899/12, que institui a Política Distrital de Fomento à Economia Popular e Solidária, foi sancionada pelo ex-governador do PT, Agnelo Queiroz. Após o governo petista, não se ouve mais falar dessa lei.

Outra diretriz se baseia na articulação com os Setoriais que possuam transversalidade temática com a Economia Solidária, visando estimular debates internos e externos sobre propostas de modelos de governança para o campo da Economia Solidária local e nacional, reafirmando as experiências bem-sucedidas dos governos petistas.

Além disso, a criação de uma escola de formação em Economia Solidária, é considerada fundamental pelos membros do Setorial, para organizar e mobilizar ativistas, filiados ou não, e militantes para a formação e consolidação de uma cultura de Economia Solidária no PT/DF.

Confira os cinco eixos do planejamento estratégico do Setorial de Economia Solidária:

Eixo 1 – Formação para Economia Solidária       
Estimular o debate, tanto no Setorial como no Partido, sobre as concepções e formulações da Economia Solidária no Brasil e no mundo, incluindo os conceitos de Economia Social e Solidária.

Eixo 2- Marco Legal       
Acompanhar e aprofundar o debate sobre o Marco Legal e da legislação atual sobre Economia Solidária e das iniciativas legislativas. E aproximar, dar vida e disputar espaço nos Conselhos, visando a defesa dos interesses da economia solidária

Eixo 3- Governança de Projetos e Tecnologia da Informação   
Identificar atividades e organizar banco de dados sobre iniciativas de agentes e entidades que atuem em atividades produtivas da Economia Solidária, independente de filiação partidária, com a finalidade de organizar possíveis ações políticas futuras. Também, identificar e propor ferramentas de TI (sistemas ou aplicativos) para instrumentalizar os agentes de Economia Solidária e reduzir a desigualdade no acesso e uso da tecnologia

Eixo 4- Apoio às iniciativas de Economia Solidária no DF           
Identificar potenciais projetos de geração de trabalho e renda e/ou inserção no mercado de trabalho, participar dos debates sobre as propostas a serem apresentadas no NEPP/DERES do MUDA-DF. E fortalecer o Movimento de Economia Solidária no DF e construir propostas programáticas para apresentação pública, especialmente ao largo da pré-campanha e da campanha eleitoral de 2022

Eixo 5-Comunicação e Conteúdo
A proposta visa criar criar canais para disseminação de conteúdos relacionados à Economia Solidária, tanto do que for produzido pelo Setorial, como das iniciativas dos movimentos sociais e cooperativas. O objetivo é que esses canais contribuam para, além da divulgação do tema, também no processo de formação.

O Setorial já possui uma página no Instagram, onde vai disponibilizar conteúdos sobre Economia Solidária.
Acesse para saber mais, fazer sugestões e se engajar nesse importante tema. : https://www.instagram.com/economia_solidaria_ptdf/



PT DF

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo