BannerMulheres

Secretaria de Mulheres empossa novo coletivo e as secretárias de Zonais eleitas nos Encontros Setoriais 2021

O novo colegiado é composto por dez titulares e dez suplentes e tem a função de qualificar as ações do PT na perspectiva feminista, dialogar com a população sobre a importância do feminismo e pautar as questões das mulheres, dentro e fora do partido

A Secretaria de Mulheres do PT DF empossou, neste sábado (18), o coletivo eleito durante os Encontro Setoriais de 2021. O evento foi realizado na Casa da Democracia, em Taguatinga, quando também houve o lançamento do livro Pós-patriarcado – um tempo em construção-, com a presença da autora, Ana Liési Thurler. Também foram empossadas as secretárias do PT Gama, Carliene Sena e PT Guará, Edneide Arruda.

O novo coletivo é composto por dez titulares e dez suplentes e tem a função de qualificar as ações do PT na perspectiva feminista, dialogar com a população sobre a importância do feminismo e pautar as questões das mulheres, dentro e fora do partido.

O colegiado já assume com o desafio de um ano eleitoral à frente. De acordo com a secretária reeleita, Andreza Xavier, em 2022, o trabalho da Secretaria vai estar voltado para para a eleição de Lula presidente e de mais mulheres nos espaços legislativo e executivo.

“A Secretaria de Mulheres do PT DF conta com valorosas companheiras de luta e nós iremos empreender esforços para que as mulheres ocupem os espaços de poder nessa campanha”, reforça Andreza.

PT Gama e PT Guará tem novas secretárias

Na ocasião, também foram empossadas a novas secretárias das Zonais do PT Gama, Carliene Sena e do PT Guará, Edneide Arruda. Andreza Xavier explica que, durante os Encontros Setoriais, as Zonais também realizaram suas eleições, fortalecendo os debates e as ações da Secretaria Regional. “Estamos unidas para fazer um trabalho eficiente, que faça a voz das mulheres ressoar mais alto”, diz ela.

Também participaram da reunião as deputadas petistas Erika Kokay e Arlete Sampaio (virtual), a diretora do Sindicato dos Professores (Sinpro) e pré-candidata ao governo do DF pelo PT, Rosilene Corrêa e o presidente do PT DF, Jacy Afonso.

Pós-patriarcado: um tempo em construção

No livro Pós-patriarcado: um tempo em construção, lançado durante a posse do coletivo de mulheres, com a presença da autora, Ana Liési, o foco é a persistência de velhas paternidades e de não reconhecimento paterno no Brasil. Ela apresenta histórias de vida (revelações por vezes devastadoras de disrupturas familiares, de sobrevivência e resiliência), e os contemporâneos debates sociológicos, antropológicos e jurídicos. Como se fora obra de arte, a construção de um tempo pós-patriarcal é um work in progress forjado em sangue, lágrimas e pesadas cargas em ombros femininos. Na atual pluralidade das famílias – completas e amorosas, com uma ou duas mães, dois pais, pai solo –, pai e mãe constituem uma das possibilidades. O livro esperança o tempo de justiça social, com equidade de oportunidades e salários, superação das desigualdades de raça e gênero. Trata-se de leitura fundamental para se repensar a sociedade brasileira. A obra é uma publicação da Editora Nau.

Componentes do Coletivo de Mulheres PT DF 2021-2025
Secretária – Andreza Xavier
Titulares
Wilma dos Reis, Grace Kele, Paula Araújo, Linda Abadia, Ana Carolina Cançado, Analine Specht, Ana Paula Cusinato, Edneide Arruda, Vitória Silvia, Maria Clara, Ana Carolina Cançado

Suplentes
Carliene Sena, Maria Ricardina, Viviane da Silva, Larissa de Souza, Pietra Soares, Ester Dantas, Mônica Caldeira, Cláudia Damascena, Nazaré Brito, Hellen Frida.

Veja as fotos:

PTDF

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo