O envolvimento da população e a criação de políticas públicas voltadas para a preservação ambiental é nossa agenda, o PT reconhece e valoriza todas as iniciativas que promovam a sustentabilidade ambiental, diz Henrique Torres
O Instituto Arapoti, entidade sem fins lucrativos com sede no Guará, promoveu, no dia 10 de dezembro, a entrega do Prêmio Arapoti de Sustentabilidade para empresas, condomínios, escolas, instituições e grupos sociais que desenvolveram as melhores práticas sustentáveis em 2021. O evento é considerado como o “Oscar da Sustentabilidade do DF”. O evento aconteceu no Lake Side Hotel.
Foram concorrentes condomínios verticais e horizontais que apresentam iniciativas sustentáveis. O condomínio Vivaldi Moreira, localizado em Águas Claras, foi um dos vencedores, na categoria “Melhor Energia Solar”.
O companheiro Kleber Santos, da Zonal Águas Claras e morador do condomínio, disse que os moradores do local buscam desenvolver ações de sustentabilidade como forma de conscientizar as pessoas da importância da preservação do meio ambiente: “Lá nós temos recolhimento de pilhas e eletrônicos, coleta seletiva de recicláveis, energia solar, horta comunitária. Essas iniciativas promovem integração entre os condôminos e provocam essa reflexão, esse compromisso ambiental, tão urgente nesses tempos”, diz.
Mais de 25 iniciativas do Distrito Federal e Minas Gerais concorreram ao prêmio em cinco categorias: Resíduos, Compostagem, Energia Limpa, Horta e Qualidade de Vida.
Participaram do evento instituições públicas e privadas, como Secretaria de Meio Ambiente do Distrito Federal (SEMA), Instituto Brasília Ambiental (IBRAM), Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Instituto Lixo Zero (ILZ), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (EMATER), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Distrito Federal (CREA). Essas entidades serão padrinhos ou madrinhas de troféu na cerimônia, no dia 10 de dezembro, sexta-feira, às 20hs.
Ativismo importante
Para o Secretário de Meio Ambiente do PT DF, Henrique Torres, iniciativas como a do Instituto Arapoti são importantes para trazer ao cotidiano das pessoas a responsabilidade pelo seu próprio habitat. “Temos que valorizar todas as ações que incentivam a sustentabilidade, pois é no dia-a-dia que vamos mostrar aos cidadãos como o meio ambiente interfere no seu cotidiano. Quando a população realmente entender que sua conduta ambiental está diretamente relacionada ao seu bem estar, iremos caminhar a passos mais largos nesse sentido. O envolvimento da população e a criação de políticas públicas voltadas para a preservação ambiental é nossa agenda, o PT reconhece e valoriza todas as iniciativas que promovam a sustentabilidade ambiental.”
PTDF