BannerDistrito Federal

Agrária: Petistas são eleitos para Conselhos Regionais de Desenvolvimento Rural Sustentável em Planatina e Sobradinho

Em Planaltina, foram eleitos Edson Pereira Batista, o Redondo, para presidente e Olena Valente para secretária executiva. Em Sobradinho, Anaildo Porfírio vai presidir o colegiado. Os novos dirigentes são filiados ao Partido dos Trabalhadores

Com a maior área rural do Distrito Federal, a região de Planaltina possui grãos, hortaliças, frutas, mel, plantas ornamentais, criação de animais e diversas agroindústrias. Planaltina comporta, ainda, a maior quantidade de assentamentos de reforma agrária do DF, como o Oziel Alves III, o Pequeno William, o Márcia Cordeiro, o José Nunes, o Fazenda Larga, dentre outros, que estão em processo de regularização.

Edson redondo é filho de agricultor familiar, mora há 20 anos na área rural de Planaltina DF. A secretária executiva, Olena Valente, é assentada no Assentamento Márcia Cordeiro. Ambos são filiados ao PT.

Anaildo Porfírio, eleito para o Conselho Regional de Sobradinho, é agricultor familiar, militante do Partido dos Trabalhadores e atualmente está na condição de coordenador da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar no DF e Entorno – FETRAF DFE.

Compostos pelo poder público, por organizações sociais e por representantes da sociedade, agricultores familiares e produtores rurais, organizados em associações, os Conselhos de Desenvolvimento Rural de cada região têm eleições bianuais para seus representantes da sociedade civil. Os demais participantes são indicados por suas instituições.

Podem votar para escolher os Conselhos, as associações de produtores rurais que estejam em dia com suas obrigações legais.

Os Conselheiros têm por finalidade formular políticas públicas rurais referentes ao reordenamento do desenvolvimento agrário, à agricultura familiar, bem como às demais políticas relacionadas ao desenvolvimento rural sustentável.

Para Cláudia Farinha, co-secretária da Secretaria Agrária do PT, o Conselho é um espaço importante para a elaboração de políticas públicas para o desenvolvimento da área rural. “É um espaço de articulação entre o governo e a sociedade civil organizada”, diz ela.

Também participam dos colegiados, como membros do poder público, representantes das Secretarias de Agricultura, Segurança Pública, Saúde, Educação, do Desenvolvimento Social, de Desenvolvimento Urbano e Habitação, além do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), Banco de Brasília, Banco do Brasil, Ceasa, Incra, Universidade de Brasília, Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e a Emater-DF.

A posse dos novos Conselheiros será em janeiro de 2022.

PTDF com informações da Secretaria Agrária

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo