A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) divulgou, nesta terça-feira (18), um guia para atendimento odontológico na rede pública da capital. Segundo a pasta, o serviço está sendo prestado por 562 profissionais e pode ser solicitado em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Os interessados devem procurar uma UBS, onde é feito o encaminhamento para o atendimento mais adequado. “Cada tipo de unidade de saúde oferece uma carta de serviços diferente”, diz a secretaria (veja abaixo a divisão de serviço).
Durante a pandemia da Covid-19, parte dos dentistas foi remanejada para vacinação e testagem dos pacientes. A secretaria afirma que o cenário “levou à priorização dos atendimentos odontológicos de urgência e emergência”.
UBSs
Os serviços mais básicos ocorrem nas UBSs, responsáveis também pela triagem dos pacientes que procuram pela odontologia. Nas unidades básicas são realizados os seguintes procedimentos:
- Prevenção de saúde bucal
- Limpeza (profilaxia)
- Tratamento básico das gengivas
- Restaurações
- Pequenas cirurgias
CEOs
Os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) são responsáveis por atendimentos intermediários como extrações e próteses. Para ter acesso aos serviços, o paciente deve passar, primeiro, por uma UBS. Nos Ceos é possível fazer os seguintes tratamentos:
- Canal (endodontia)
- Confecção de próteses dentárias removíveis
- Extração do siso
Os CEOs também são recomendados para quem apresenta as seguintes complicações:
- Perda do osso em volta do dente (periodontia avançada)
- Dores e transtornos das articulações do rosto
Hospitais
Nos hospitais da rede pública, o atendimento odontológico ocorre apenas para emergências, casos considerados graves. Para o acesso, assim como nos CEOs, é recomendado o encaminhamento prévio de uma UBS.
As seguintes unidades que oferecem o atendimento são:
- Hospital Regional da Asa Norte (Hran)
- Hospital Regional de Taguatinga
- Hospital do Gama
- Hospital de Base
Fonte: https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/2021/05/20/dentista-na-rede-publica-saiba-quando-e-onde-procurar-atendimento-no-df.ghtml