O Partido dos Trabalhadores no Distrito Federal (PT-DF) vem a público manifestar seu repúdio às declarações do governador Ibaneis Rocha, que, de forma mentirosa, irresponsável e desrespeitosa, fez ataques e quis colocar a culpa do caos na saúde em uma gestão que encerrou há quase 10 anos.
O governo petista de Agnelo Queiroz foi marcado na saúde por importantes avanços e conquistas para a população do Distrito Federal. Em 4 anos, por concurso público, quase 16 mil profissionais da saúde foram contratados, incluindo médicos, enfermeiros, dentistas, fisioterapeutas, técnicos de enfermagem, dentre outros. Foi construído e inaugurado o Hospital da Criança e as 6 primeiras UPAs da cidade. Implantou as “Salas Vermelhas” nos hospitais, levando agilidade e eficiência nos atendimentos de urgência. Ele modernizou e entregou mais de 30 UBS, inclusive na área rural. Fortaleceu o SAMU, com aquisição e equipação de diversas ambulâncias. Com o “Circuito Saúde para Todos” ampliou a cobertura vacinal e fez um excelente combate à dengue. A “Carreta da Visão” atingiu recordes na realização de cirurgias de cataratas, e a “Carreta da Mulher” era uma referência nacional nos cuidados e atendimento às nossas mulheres. Com mais de 10 Clínicas da Família, aumentou a atenção primária de 18% para mais de 60% de cobertura. Comparar isso tudo à atual situação da saúde pública do Distrito Federal é uma verdadeira má-fé.
Os últimos seis anos na gestão de Ibaneis Rocha e Celina Leão no Governo do Distrito Federal têm sido marcados por uma verdadeira tragédia na saúde, sofrida pela população. Os hospitais lotados, a falta de médicos, a escassez de medicamentos, as enormes filas para transplantes, média de casos de dengue no DF chegando a ser 10 vezes maior que a nacional, a dor das famílias ao verem seus entes queridos em filas da oncologia que duram, em média, mais de 600 dias para o início do tratamento. As diversas mortes evitáveis mostram o tamanho do problema no desmonte do SUS e a irresponsabilidade na terceirização da saúde, que foi criada pelo IGES (Instituto de Gestão Estratégica de Saúde).
As declarações de Ibaneis são uma tentativa desesperada de desviar a atenção dos graves problemas e da incompetência que marcam sua própria administração. Por isso, o PT-DF e seus parlamentares pressionam na instauração de uma ampla e transparente investigação com a CPI da Saúde, protocolada por nossa bancada de oposição na CLDF. Qual foi o destino dos 50 bilhões em investimentos na área da saúde afirmados pelo governador? É preciso apurar as distorções e falácias de dados divulgados, e saber as causas e responsabilidades pelo colapso no sistema de saúde.
O PT-DF, ao contrário desse insensível e cruel governador, se solidariza com as famílias que têm perdido suas crianças e pessoas queridas. Reafirma seu compromisso com a verdade e com a luta por um governo que seja realmente justo e eficiente. Conclamamos o governador Ibaneis e a vice-governadora Celina a se concentrarem na resolução dos problemas atuais e a melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e cidadãs, em vez de atacar gestões passadas de forma leviana e infundada. O povo do Distrito Federal merece um governo que seja competente na gestão pública de um sistema único de saúde e comprometido com o bem-estar de todos, todas e todes.
Brasília/DF, 05 de junho de 2024
Comissão Executiva Regional do Partido dos Trabalhadores no Distrito Federal (PT-DF)