Caminho para entender a violência que irrompeu na Colômbia e que é vivida em pequenas cidades

Williams Gilberto Jiménez García, PhD

Na Colômbia, uma revolta social sem precedentes na história do país eclodiu. Em meio à crise de saúde produzida pela pandemia e junto com um tratamento desajeitado da mesma (no mínimo), o governo do Presidente Ivan Duque lança uma reforma tributária, na qual ele usa uma velha estratégia reciclada de gerar ordem fiscal sobrecarregando os contribuintes, liberando da responsabilidade os grandes evasores de capital e os criminosos que não contribuem. Este esforço fiscal puniu a classe média e a classe menos favorecida com impostos sobre serviços públicos de água, eletricidade e até mesmo internet, em um país que tem muitas dificuldades na cobertura e distribuição destes serviços, especialmente em áreas rurais.
A justificação do governo Duque, que se recusou a chamar esta reforma como tal, usando o eufemismo da lei de solidariedade, estava focada no fato de que era necessário atingir a regra fiscal para que as agências internacionais de classificação de risco não punissem o país e isso agravaria a aguda crise econômica que o governo Duque, no melhor estilo dos governos Uribistas, não soube lidar. Outra razão que justificou a criação desta lei foi o fato de garantir a renda básica, que consiste em um subsídio mensal que o governo nacional dá às famílias mais pobres do país e de garantir 0 mensalidade nas universidades públicas do país. Mas na realidade estas duas últimas, em vez de serem uma ajuda para aliviar a crise econômica das famílias mais pobres, tinham mais como objetivo legitimar a reforma tributária agravante que acabaria estrangulando o consumo dos colombianos.
A resposta do povo não demorou muito a chegar. No dia 28 de abril, milhões de pessoas de todas as classes sociais se reuniram nas ruas das principais cidades da Colômbia. Durante o dia 28 de abril, artistas, comerciantes, transportadores, trabalhadores, estudantes, professores, todos saíram com diferentes petições e expressões diversas. Junto com esta variedade de setores, os jovens também saíram com uma característica especial: não pertenciam a grupos, não pertenciam a setores, não eram estudantes, não trabalhavam, apenas vagueavam pelo bairro dia e noite, às vezes comiam o que tinham em casa, outras vezes simplesmente não comiam.
Todos estes setores se reuniram, marcharam e deram uma amostra tricolor do que é um protesto social. Havia um precedente que todos temiam e que todos alertaram para não permitir e foi esse precedente que marcou com sangue na história do país as marchas de 25 de novembro, nas quais foi evidenciado um fenômeno de brutalidade policial que terminou na morte de Dilan Sepulveda, fato que ficou bem guardado na memória dos colombianos e documentado na imprensa internacional.
A noite de 28 de abril chegou e tudo se transformou em caos. Em Cali, a capital de um estado muito rico graças à sua produção de cana-de-açúcar, ocorreu a explosão. Na noite de Cali, a capital mundial da salsa (aquele ritmo caribenho que nos identifica como latinos), a guerra irrompeu. Jovens de bairros pobres, jovens de bairros pobres que protestavam foram brutalmente atacados pela ESMAD, o mesmo esquadrão policial que havia produzido a morte do jovem Dilan em 2019. Desde aquela noite até hoje, Cali foi transformada em um teatro de guerra.
A polícia desta cidade aplicou toda a força letal disponível. Entre os graves excessos cometidos pela polícia em Cali estão (1) desobedeceram à autoridade do prefeito da cidade, e, usaram suas armas contra a população civil, mesmo quando não estavam em perigo aparente de morte; (2) usaram estratégias para esconder qualquer elemento que identificasse a polícia, como crachás policiais, números de identificação em coletes à prova de balas, e até mesmo, usando armas não registradas para o serviço policial, ou seja, armas pessoais que não estão registradas dentro do registro nacional, ou seja, armas ilegais e fabricadas ilegalmente; (3) Além do assassinato, eles estupraram mulheres e crianças, crimes que não podem ser justificados em um cenário de autodefesa, que é o que determina o limite para a ação da força.
Com estas histórias, com estes vídeos, com estes testemunhos, despertamos na Colômbia no dia 29 de abril. Todos nós pensávamos que o que temíamos tanto tinha se tornado realidade, que as marchas ficariam fora de controle. E de fato, eles o fizeram. Mas com vários elementos que fizeram e ainda fazem com que este protesto social seja totalmente diferente do que temos experimentado.

  1. É o mais longo protesto social que ocorreu nos últimos 30 anos.
  2. O protesto social ocorreu não apenas nas grandes capitais como Bogotá, Cali e Medellín, mas também foi violento em outras 20 capitais do país, algo inaudito.
  3. muitos setores convergiram em duas demandas, a retirada da reforma e o papel incendiário do ex-presidente e mentor de Ivan Duque, Álvaro Uribe Velez. Isto é inédito porque a figura do político Uribe causou tanto medo por sua relação direta com os falsos positivos (execuções extrajudiciais) que nunca antes houve um clamor socialmente tão popular para que a justiça funcionasse contra o político controverso.
  4. Os setores sociais que nunca haviam sido vistos na cena política, ou pelo menos evidentes na cena política, como os grupos de tráfico de drogas nas cidades, se uniram.
    Agora, vou focalizar meu relato do que aconteceu na cidade onde vivo: Pereira. Esta cidade é o coração do Eje Cafetero, a cidade mais importante dos Andes colombianos, onde é produzido um dos melhores cafés do mundo. É famoso, não por causa de seu time de futebol que todos os anos luta para não ser rebaixado, mas porque é um motor econômico e tem uma qualidade de vida que outras cidades da Colômbia como Medellín ou Bogotá não têm.
    Pereira tem 700.000 habitantes, é uma cidade pequena e sempre distante de todas as lutas sociais que estavam sendo travadas em Cali, Medellín ou Bogotá. Nesta cidade, um grupo de jovens que não trabalham nem estudam, jovens que não têm esperança, que não têm mais nada a perder, lideraram o protesto social. Eles resistiram durante 7 dias ao ataque da polícia e do exército (a cidade está militarizada desde 29 de abril), as forças públicas lhes ofereceram ataques com gás lacrimogêneo, armas de fogo, helicópteros pairando o dia inteiro em seus bairros, eles até mesmo realizaram duas atividades que são de longe condenáveis pelo direito penal internacional: para tirar o uniforme militar (lembre-se que na Colômbia a polícia é militar) e vestida com roupas civis operam suas armas, para que o homicídio possa ficar impune e, para contratar vandaleiros para operar armas contra manifestantes.
    Isto foi o que aconteceu na noite de 5 de maio. O jovem Lucas Villa, estudante da Universidade Tecnológica de Pereira (a universidade pública desta cidade) foi atingido por oito balas disparadas por um assassino contratado que, segundo informações, foi contratado por um membro das forças de segurança. Isto aconteceu na ponte veicular mais importante da região e na maior ponte urbana da Colômbia, no início da noite. Lucas, que era um militante pacífico, como mostrado em vídeos e fotos, estava apertando a mão dos policiais e até mesmo compartilhando sua comida com eles. Este evento causou profunda dor e profunda indignação entre o povo de Pereira e toda a Colômbia.
    Grande parte dessa raiva estava focalizada em Alvaro Uribe, que desde o início do protesto tweeted 103 mensagens nas quais ele ordena à polícia que use toda a força e atire nos manifestantes (alguns tweets foram derrubados pela empresa). Embora Uribe não seja o comandante da polícia, é bem verdade que ele tem grande influência entre a polícia e os soldados do país, e não é segredo que Uribe governa através de Duque e que Duque é apenas um fantoche do ex-presidente. Tampouco é segredo as relações de Uribe com os traficantes de drogas na Colômbia (toda sua carreira política tem sido assim) e também não é segredo o alto reconhecimento social que Uribe ainda tem em amplos setores da população colombiana, especialmente na mídia e em outros setores produtivos poderosos, relacionados ao paramilitarismo.
    Hoje Lucas está debatendo entre a vida e a morte, e em sua agonia ele se tornou mais um mártir da luta social na Colômbia. Uma luta que hoje está sendo vivida em mais de 400 cidades do país. Uma luta que tem mais de 10 capitais sitiadas e sem provisões e uma luta que o presidente Duque não quis assumir com rigor e uma mensagem que Uribe não quis entender: a Colômbia mudou e talvez sua liderança útil não seja mais assim hoje, na Colômbia de hoje.
    Finalmente, quero chamar a atenção para um fenômeno que tem sido novo, e que é a incursão de grupos de tráfico ilegal de drogas em protestos sociais, tanto para favorecer o movimento social como para reprimir e apoiar a polícia no confronto com os civis. Isto não estava nos cálculos de ninguém, nem mesmo do analista mais experiente e é algo que, primeiro, confronta uma realidade que todos quiseram esconder e que é que os traficantes de drogas têm mais controle do que pensamos ter sobre muitos aspectos de nossas vidas e, segundo, que os traficantes de drogas são um setor que pouco quisemos estudar e que influencia muito a vida social e, agora, em protesto social.

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