Sem categoria

Jornada de Lutas da Juventude: Dia 17 é dia de parar o Brasil

*Por Denise Soares

No dia 12 de agosto comemoramos o dia internacional da juventude, os últimos anos foram de uma conjuntura turbulenta e com muitos episódios inesperados, mas nós jovens soubemos responder à altura das exigências do momento. Fomos à luta contra o GOLPE, resistimos contra as investidas pela criminalização dos movimentos sociais e estamos em luta constante contra os retrocessos impostos à educação brasileira. Assim conseguimos reacender uma enorme chama de mobilizações organizadas nas universidades e escolas.

Aqui em Brasília tivemos diversas escolas públicas e a própria Universidade de Brasília ocupada pelos estudantes, lutando contra esses retrocessos que vieram com o Golpe, o congelamento de recursos para educação, saúde e segurança, a reforma do Ensino Médio, escola sem partido ente outros direitos que estão sendo retirados ou sob ameaça. Durante as ocupações vimos como o Governo do Rodrigo Rollemberg tratou as manifestações estudantis, com o uso de pressão psicológica nos estudantes, corte de energia elétrica e água, manipulação da opinião pública, evidenciando a pouca disponibilidade para dialogar sobre decisões fundamentais em uma área tão importante como a educação.

Por sua vez, os estudantes nos deram uma verdadeira aula de cidadania e denunciaram a urgente necessidade de estabelecer um diálogo com a participação estudantil.

Hoje o grande desafio da juventude é criar condições permanentes de diálogo para além das nossas organizações estudantis, apresentando nossos debates e trocando experiências com toda a massa do partido. O que perpassa reconhecer e abraçar toda forma de organização dentro do PT. É fundamental ocupar e ter voz ativa dentro das instâncias partidárias como os setoriais e secretarias. Pois já provamos que temos capacidade de ocupar tais posições.

Para isso, esperamos também sensibilizar o PT para que não somente apóie, mas se engaje na pauta de lutas e mobilização posta. Iniciaremos dia 17 de agosto a JORNADA DE LUTAS DA JUVENTUDE – FORA TEMER! EM DEFESA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA E GRATUITA, DOS DIREITOS DA JUVENTUDE E DIRETAS JÁ!

Será uma caminhada de unidade e luta por reformas estruturais que resguardem a nossa democracia dos retrocessos impostos por esse governo Golpista e pelos monopólios da mídia.

Queremos cidades mais humanas em vez de racismo, violência e intolerância. Queremos as garantias de um estado laico, democrático, inclusivo, que respeite os Direitos Humanos fundamentais, inclusive aos nossos corpos, à liberdade de orientação sexual e à identidade de gênero, num ambiente de liberdade religiosa.

Somos jovens, acreditamos num mundo melhor, na capacidade do nosso povo e lutaremos incansavelmente por nada menos que nossos sonhos.

Fora Temer!
Diretas Já!
Abaixo às Reformas Trabalhista e Previdenciária.
Em defesa da Educação pública e gratuita!
Por novas eleições gerais e Diretas Já!

*Denise Soares é militante do PT de Lutas, da Para Todos e Diretora da UNE na pasta de mulheres

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo