BannerNoticia

Dilma: História vai mostrar que golpe é machista e misógino

Em discurso para mais de três mil mulheres de todo Brasil presentes à abertura da 4ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, nesta terça-feira (10), a presidenta Dilma Rousseff afirmou que há machismo e misoginia no golpe que visa tirá-la da Presidência da República.

“A história ainda vai dizer quanto de violência, quanto de preconceito contra a mulher, tem nesse processo de impeachment golpista. Nós sabemos o quanto existe de misoginia, de machismo em algumas visões. Mas nós vamos reafirmar a nossa perspectiva de gênero. Nós sabemos que um dos componentes desse processo tem como base o fato de eu ser a primeira presidenta eleita pelo voto popular do Brasil. A história vai mostrar como o fato de eu ser mulher me tornou mais resiliente, mais lutadora”, enfatizou,

Citando os golpistas por nome, Dilma afirmou que esse golpe à democracia é conduzido pelo ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), em aliança com o vice-presidenteMichel Temer (PMDB). Ela garantiu que sua força para continuar lutando vem do povo.

“Eu não estou cansada de lutar. Estou cansada é dos desleais e dos traidores e tenho certeza que o Brasil também está. Eu carrego em mim a força de vida dos 33 milhões de brasileiros que saíram da pobreza. Carrego comigo a força das mulheres e também dos homens que se tornaram protagonistas dos seus direitos nos últimos 13 anos. Carrego comigo os 63 milhões de brasileiros que não tinham atendimento médico e agora têm pelo Mais Médicos”, declarou.

Para a presidenta, utilizam o processo de impeachment para fazer uma eleição indireta “da na qual o povo está alijado e não participa”.

“Prometem eliminar as obrigações dos gastos em saúde e educação. Prometem desvincular os benefícios do salário mínimo e é isso que nos diferencia, não fui eleita para isso. O povo brasileiro votou em mim duas vezes e esses 54 milhões de votos que recebi das urnas serão honrados”, frisou.

Delegação da Bahia
A presidenta Dilma usou seu perfil oficial no Twitter para repudiar o fato de 73 mulheres da Bahia, delegadas e participantes da Conferência, terem sido detidas por mais de duas horas pela Polícia Federal no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek.

As baianas foram acusadas de proclamar palavras de ordem pela democracia e contra os deputados Jutahy Magalhães (PSDB-BA) e Tia Eron (PRB-BA), que estavam no voo vindo de Salvador para Brasília e votaram pelo impeachment na Câmara dos Deputados, no dia 17 de abril.

Por Luana Spinillo, da Agência PT de Notícias

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo