Começam as inscrições para o Enem 2015

Começam, nesta segunda-feira (25), as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015. Os interessados deverão fazer a inscrição, exclusivamente, pela internet a partir das 10h desta segunda até 23h59 do dia 5 de junho.

A expectativa do governo federal é que mais de 9 milhões de pessoas se inscrevam para o exame deste ano.

Em 2015, o Enem será realizado nos dias 24 e 25 de outubro, às 13h (horário de Brasília). A inscrição é confirmada, apenas, após o pagamento da taxa de R$ 63, até o dia 10 de junho. Para se inscrever, é preciso cadastrar um email próprio no sistema.

São isentos de taxa estudantes que cursam o terceiro ano na rede pública. Além disso, candidatos que comprovem carência também não precisarão pagar o valor da inscrição. O cidadão que for liberado da taxa e faltar os dois dias de exame deverá, de forma obrigatória, pagar a inscrição em 2016.

Os sabatistas no Acre, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima poderão fazer as provas do sábado às 19h do horário local. Nos outros estados, a prova do primeiro dia para os sabatistas começa às 19h do horário de Brasília.

Travestis e transexuais poderão solicitar o uso do nome social, após a inscrição pela internet. A possibilidade foi criada em 2014, porém era preciso solicitar o uso por telefone.

Neste ano, após a inscrição pela internet, a(o)s candidata(o)s que desejarem a referida forma de tratamento, devem enviar cópia do documento de identificação, formulário preenchido e foto recente, pelo sistema de inscrição, de 15 a 26 de junho.

As notas obtidas no Enem podem garantir vagas em universidades públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e bolsas de estudo em instituições privadas, com o Programa Universidade Para Todos (Prouni). As notas também são requisitos para a obtenção de Financiamento Estudantil (Fies), ingresso em cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec) e obtenção de bolsas de estudo para intercâmbio do programa Ciências Sem Fronteiras.

Da Redação da Agência PT de Notícias.

You May Also Like

More From Author

Cientistas políticos publicam manifesto contra o distritão

PT tem 16,6 mil novos filiados em 2015