Banner

PF indicia 33 envolvidos no esquema do Trensalão Tucano

Chegou ao fim o inquérito sobre o cartel metroferroviário de São Paulo entre 1998 e 2008. A Polícia Federal indiciou 33 pessoas por corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro, evasão de divisas, formação de cartel e crime licitatório, além de bloquear R$ 60 milhões dos envolvidos.
Embora tenha sido intimado a depor, José Serra, ex-governador e senador eleito pelo do PSDB-SP, não foi indiciado. Ele foi citado, Nelson Marchetti,  ex-executivo da Siemens, por ter pedido para que a multinacional não envolvesse a justiça ao contestar a contratação da empresa espanhola CAF numa licitação de compra de 384 carros da CPTM no estado.
De acordo com a Siemens, o cartel agiu no estado em pelo menos uma década, durante os governos dos tucanos Mário Covas, José Serra e Geraldo Alckmin. No relatório final, João Roberto Zaniboni, ex-dirigente da companhia entre 1999 e 2003, e  Arthur Teixeira, consultor indicado como lobista e pagador de propinas foram indiciados.
O advogado de Arthur Teixeira, Eduardo Carnelós, garante que o cliente nunca foi lobista. O ex-dirigente da CPTM, Zaniboni, tinha conta secreta na Suíça com saldo de US$ 826 mil, dinheiro este, segundo seu advogado, fruto do recolhimento de impostos.
Leia mais no AQUI
Da Redação da Agência PT de Notícias

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo