Noticia

Funarte exibe Musical Tradição Viva neste fim de semana

O espetáculo musical Tradição Viva conta a história da criação do universo segundo a tradição Bambara do Komo (povos do sul do Saara, antiga Barfur). Os personagens deste mito serão representados pela expressão artística do teatro de bonecos através da música, dança, artes visuais, projeções e outros recursos que se alinham para uma recriação lúdica da criação da Terra sob a ótica destes africanos. Com seis apresentações planejadas para Brasília e Ceilândia, a temporada tem como objetivo a formação de cidadãos conscientes e orgulhosos de suas raízes.
Para os cenários, o ambiente será caracterizado pelos acontecimentos históricos citados no roteiro dessa proposta. Serão atendidas, por meios dos recursos para montagem de cenários com mais qualidade, a situação e representação fiel ao ambiente no qual se situa a história, no sentido, épico, geográfico e sociocultural.
O musical traz grande amparo na musicalidade original dos tambores Malinké e Yorubás, somando os recursos da sonoplastia e execução de trilha sonora ao vivo com instrumentos de corda, sopro e percussão que encontram-se em conexão com os elementos terra, ar e água abordados no referido mito. O texto é construído a partir de um diálogo entre o velho sábio Neco e a jovem Aroni, interlocutora que aprende um pouco da história de suas raízes africanas, através da contação de histórias e de danças e músicas compostas especialmente para o espetáculo.
O espetáculo conta com os bonequeiros Fabiola Resende e Thiago Francisco e os dançarinos Louise Lucena e Rafael Portela no elenco. A direção musical de “A Tradição Viva” é de Nãnan Matos, que é acompanhada, em cena, pelos músicos André Costa, Diogo Cerrado, Dani Neri e Felipe Fiúza. Como contrapartida do projeto aprovado pelo Fundo de Apoio à Cultura do GDF, os bonequeiros apresentarão oficina de contação de histórias e a banda Foli Ayê, que acompanha o musical, realizará apresentação em praça pública do DF.
O quê?
Musical Tradição Viva
Quando?
Dias 21, 22 e 23 de novembro de 2014. 
Horário?
Sexta-feira: Às 21h.
Sábado: Às 21h.
Domingo: Às 20h.
Onde?
Sala Plinio Marcos, Funarte – Eixo Monumental (depois da Torre de TV)
Assessor de Imprensa: Guilherme (61) 3041-1057.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo