Após 6 anos sem reajuste salarial os servidores públicos comemoram anúncio de reajuste proposto pelo governo federal. O reajuste foi decidido após reunião com entidades sindicais e representativas dos servidores com Sérgio Mendonça, Secretário de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho, que ocorreu ontem, 16.
O comunicado do governo assinado plo secretário traz um reajuste salarial de 7,8% sobre a atual remuneração, que deverá começar a ser pago a partir de 1º de março de 2023. No mesmo sentido, Mendonça e os sindicalistas também chegaram a um acordo sobre o aumento do auxílio-alimentação.
O governo propôs um reajuste de 43,6%. O valor é referente à variação acumulada do IPCA, de fevereiro/2016 a fevereiro de 2023, passando de R$ 458,00 para R$ 658,00.
Além das chamadas pautas remuneratórias, que incidem nos vencimentos dos servidores, houve avançoes em relação à outras reivindicações, como a revisão da Portaria nº 10.723, que trata da redistribuição de cargos efetivos na Administração Pública Federal e a retomada das discussões trabalhistas por meio das Mesas Setoriais.