O Partido dos Trabalhadores tem um compromisso histórico, cotidiano, e inarredável com a defesa dos direitos das mulheres e com a proteção das crianças e dos adolescentes, tendo ajudado a construir legislações importantes como a Lei Maria da Penha, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e muitas outras.
O modo petista de governar tem a proteção das pessoas em situação de vulnerabilidade como pauta central, seja no âmbito federal, estadual, distrital ou municipal. Em nossos governos promovemos as políticas públicas necessárias para garantir a proteção de mulh.res, crianças e adolescentes e todas as faces da violência estrutural.
Por meio da valorização da educação brasileira, defendemos a emancipação de todas as pessoas, formando meninas e meninos que não toleram nem reproduzem qualquer tipo de opressão de gênero ou sexual.
Defendemos o processo democrático e a justiça tanto no PT quanto na sociedade. Da mesma forma, os princípios do Partido dos Trabalhadores norteiam a luta contra a exploração, o abuso e a violência sexual de meninas e mulheres.
O ex-filiado Wilmar Lacerda, avaliando que seria expulso do PT, se antecipou e pediu sua desfiliação. Nesse sentido, independentemente do ato de pedido de desfiliação de Wilmar Lacerda dos quadros do PT, considerando que sua postura conduta e atitudes postura não se adequam ao compromisso ético, moral e aos princípios norteadores do partido, bem como o debate que está na base do PT, em especial na Secretaria de Mulheres, na Secretaria de Juventude e no Setorial de Direitos Humanos, afirmamos que o PT agirá sempre de maneira veemente contra qualquer conduta que agir incompatível com os princípios partidários.
Brasília/DF, 14 de dezembro de 2024.
Comissão Executiva Regional