Brasília-DF, 21 de maio de 2024.
A Comissão Executiva Regional do PT-DF manifesta sua profunda solidariedade aos companheiros Rodrigo Pilha e Michel Platini, vítimas de perseguição da extrema-direita.
Durante o mês de maio, em uma audiência pública na CLDF, os companheiros fizeram críticas ao sistema penitenciário falido e cruel do Distrito Federal, bem como denunciaram falhas na justiça criminal. Devido à ocasião, há uma tentativa de coação por parte da extrema-direita contra a liberdade de expressão, de apresentar críticas ao governo, à justiça criminal e de relatar fatos cruéis enfrentados por eles.
Temos convicção de que é preciso repensar toda a política de segurança pública do Brasil.
Atualmente, os índices de mortes de jovens negros são alarmantes, vítimas do racismo institucional impregnado nas forças de segurança. Em especial, vivenciamos essa situação no encarceramento em massa da juventude negra, que dentro do sistema penitenciário muitas vezes é privada de seus direitos humanos e impedida de passar por mecanismo de ressocialização.
Pontuamos que o sistema judiciário brasileiro apresenta falhas em diversos aspectos e é necessário investigar os erros cometidos. A tentativa de tornar magistrados alheios às investigações só prejudica o republicanismo do país.
O PT-DF reforça as críticas dos companheiros. Assim como, repudia e denuncia a incompetência de Ibaneis e Celina na administração do sistema penitenciário do DF.
Com solidariedade,
Comissão Executiva Regional do PT-DF