Necessidade de enfrentar a extrema direita e urgência da retomada do protagonismo popular do Partido dos Trabalhadores para liderar o DF e o Brasil rumo ao progresso marcaram a Plenária de Dirigentes Petistas, nesta quarta-feira (5/6), no Teatro dos Bancários.
O evento pactuou o fortalecimento do PT-DF para enfrentar os desafios políticos e sociais, reafirmando seu compromisso com a defesa dos direitos da população brasileira. Uma das estratégias que serão utilizadas é o fortalecimento da comunicação do partido, para mobilizar as bases e garantir que as mensagens do PT cheguem ao povo.
O evento, que reuniu deputados, dirigentes e militantes do PT, também marcou o início da campanha de filiação do partido. A iniciativa tem como propósito fortalecer o projeto político do PT a partir da ampliação e do fortalecimento da base, com representatividade e pluralidade.
Para o presidente do PT-DF, Jacy Afonso, a plenária possibilitou a discussão democrática dos principais desafios que o partido enfrenta. Ele lembrou que a base do governo na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) decidiu não instaurar a CPI da Saúde no último dia 4 de junho, e reafirmou que o PT-DF continuará pressionando pela garantia de uma saúde pública de qualidade no DF.
No momento de fala dos deputados distritais, Chico Vigilante criticou o governo Ibaneis por divulgar dados enganosos sobre investimentos em saúde, apontando que muitos dos recursos utilizados são federais. Em seguida, o deputado Gabriel Magno destacou a necessidade de enfrentar desafios e defender direitos da população negra, feminina e LGBTQIPAN+, enfatizando a importância de políticas estruturantes. Já o deputado Ricardo Vale alertou sobre a perda de espaço do partido no entorno do DF e a necessidade de reconquistar essa base, além de organizar uma oposição eficaz ao governo local. A deputada federal Erika Kokay, por sua vez, reforçou a importância de dialogar com a população para isolar e derrotar a extrema direita, que continua a sabotar o governo Lula e a qualidade de vida do povo.
Henrique Fontana, secretário-geral do PT e ex-deputado federal, enfatizou a importância do partido recuperar seu protagonismo no DF e eleger uma bancada que reflita os anseios e as necessidades da população. Ele ainda lembrou a importância do trabalho desenvolvido pelo Lula para unificar o país, sobretudo diante de um Congresso Nacional reacionário. Fontana representou a presidenta do partido, Gleisi Hoffmann, convocada de última para reunião no Palácio do Planalto.
Durante a Plenária, dirigentes das zonais do entorno do DF e comissões do partido no DF defenderam a necessidade de lançar candidaturas próprias nas próximas eleições para fortalecer a presença do PT na Região. As lideranças relataram problemas locais, como a falta de infraestrutura e saúde, destacando a importância de o partido estar presente para representar as demandas da população.