Atualmente, mais de 14 mil crianças de 0 a 3 anos estão na fila de espera das creches do Distrito Federal. A falta de investimento na educação infantil é um grave problema no DF e as alternativas apresentadas pelo governo Ibaneis-Celina não atendem as necessidades das crianças, como é o caso da política de volchers, que tem impacto negativo na saúde, como a alimentação com açúcar para crianças menores de 1 ano, o consumo de ultra processados, além do número alto de crianças por sala de aula, entre outros problemas. Outra política que não atende e pode chegar a colocar crianças em situação de risco é a Mãe Crecheira, pois o atendimento domiciliar não tem a fiscalização adequada.
Importante destacar que tanto a Constituição Federal quanto o Estatuto da Criança e do Adolescente garantem que o Estado deve garantir o acesso à creche às crianças de 0 a 3 anos e no DF há recurso suficiente para fazer, falta apenas vontade política de investir nas crianças de nossa cidade.
Para mobilizar a sociedade em torno dessa demanda social importante, o Setorial de Educação, com a parceria da Secretaria de Mulheres do PT DF, apresenta o abaixo-assinado “Por mais creches públicas no Distrito Federal”, que pode ser assinado presencialmente, na sede do PT DF, e por meio de petição eletrônica neste link MAIS CRECHES DF
Colabore você também!
Para colaborar com a campanha você pode:
– compartilhar o abaixo-assinado em suas redes sociais e por WhatsApp;
– imprimir a VERSÃO PARA IMPRESSÃO do abaixo-assinado e coletar assinaturas de seus familiares, vizinhos e amigos.
Lista de espera para creche segundo a SEDF*:
Ceilândia – 1.042
Plano Piloto – 792
Planaltina – 705
Recanto das Emas – 664
Guará – 599
Taguatinga – 594
São Sebastião – 508
Sobradinho – 430
Santa Maria – 339
Núcleo Bandeirante – 299
Samambaia – 247
Paranoá – 113
Gama – 41
Brazlândia – 11
*Fonte: Brasil de Fato DF