O Dia Internacional da Mulher foi a data escolhida pelo presidente Lula para anunciar medidas em prol das brasileiras. O evento começou às 11h no Palácio do Planalto e foi organizado por Cida Gonçalves, Ministra da Mulher e contou com a presença das diversas parlamentares do Partido dos Trabalhadores.
O pacote do governo conta com 25 ações que prometem melhorar a vida das mulheres brasileiras, como a construção de novas Casas da Mulher Brasileira, linhas de financiamento especiais no Banco do Brasil para agricultoras familiares e empreendedoras e o lançamento do Programa Dignidade Menstrual.
Para Anne Moura, Secretária Nacional de Mulheres do PT, o momento é de alegria e luta: “Vamos reconstruir o Brasil pelas mãos das mulheres! O presidente Lula e a ministra Cida, juntamente com os demais ministros e ministras, se dedicaram a construir pautas e medidas que vão impactar positivamente a vida das brasileiras”.
Confira outras ações:
– Produtos em condições especiais no Banco do Brasil, como linha de crédito com taxa menor para agricultoras familiares ou empreendedoras.
– Programa Empreendedoras Tec para empresas e projetos tecnológicos liderados por mulheres.
– Dia Nacional Marielle Franco contra violência política.
– Colocar como critério de desempate em licitações do governo federal a equidade de trabalhadores homens e mulheres.
– Encontro Nacional das Mulheres das Águas e lançamento do prêmio Mulheres das Águas.
– Lançamento do Programa Dignidade Menstrual para pessoas em situação de vulnerabilidade.
– Edital de R$ 4 milhões para projetos municipais com foco na prevenção à violência e à criminalidade, com foco em mulheres.
– Edital de 1,5 milhão para financiar projetos para fomentar ações de geração de trabalho, renda e participação social para mulheres em situação de vulnerabilidade.
– Doação de 270 viaturas para as Patrulhas Maria da Penha.
– Reforço das estruturas das delegacias de atendimento à mulher.
– Construção de Casas da Mulher Brasileira em capitais e no interior do país.
– Desenvolvimento de encontros, eventos debates e balanços no âmbito do Ministério da Justiça e Segurança Pública com foco em gênero.
Manifestação 8M no DF
O PT/DF integrará o ato unificado do 8M, que comecará às 16h no Eixo Iberoamericano, antiga Funarte, e sairá em marcha até o Palácio dos Buritis. Na pauta, as mulheres do Distrito Federal priorizaram o fim da fome, do racismo e do feminicídio.
Somente nos três primeiros meses deste ano, 8 mulheres foram vítimas de feminicídio no DF. O número é o dobro do ano passado.