Brasília, 7 de junho – Uma nova causa ganhará visibilidade durante o mês de maio no Distrito Federal: a saúde mental materna. A Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou, nesta terça-feira (7), o projeto de lei que cria o Maio Furta-Cor.
O projeto, de autoria da deputada distrital Arlete Sampaio (PT), prevê iniciativas para conscientizar e sensibilizar a população para essa causa, com a promoção de palestras, rodas de conversa e ações gratuitas sempre ao longo de todo mês de maio.
Para a deputada, há um forte estigma social em torno de temas ligados à saúde mental. Além disso, Arlete Sampaio alerta para o aumento nos casos de depressão, ansiedade e suicídio entre as mães. De acordo com a Fiocruz, uma em cada quatro mulheres sofrem de depressão pós-parto, sendo que mais da metade desses sintomas já estão presentes na gestação, porém não são diagnosticados, muito menos tratados adequadamente e em tempo.
“O mês de maio, quando celebramos no Brasil o Dia das Mães, é um momento oportuno de fomentar discussões entorno das causas maternas e dos aspectos envolvidos nos crescentes índices de depressão, ansiedade, esgotamento e suicídio”, explica a parlamentar.
Fonte: Assessoria de imprensa da deputada Arlete Sampaio
(61) 98101-8605/ (61) 99194-6175