O documentário “E o povo pode?” foi lançado nesta quinta-feira (19), na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). O filme mostra a mudança social vivenciada pelo povo brasileiro nos anos em que os governos populares estiveram no comando do país (2003-2016) e tem como personagens principais pessoas que sentiram na pele, tanto a redução das desigualdades deste período quanto o retorno da carestia, do desemprego e da fome que voltou a assombrar o Brasil depois do golpe parlamentar de 2016. A iniciativa do lançamento na CLDF foi da deputada Arlete Sampaio (PTDF).
Dirigido por Max Alvim e produzido por Mauro Di Deus, o documentário tem como objetivo chegar até o povo por meio dos sindicatos, movimentos sociais, partidos e demais organizações de trabalhadoras e trabalhadores e não será exibido nos cinemas comerciais. “Qualquer entidade que tenha auditório ou, no caso do MST, que tenha assentamentos e acampamentos, terá o filme à disposição, pois queremos dar condições a qualquer cidadão de assistir e entender o que foi feito nos últimos 6 anos”, explica Mauro Di Deus.
O diretor Max Alvim, o produtor Mauro di Deus e a deputada federal Erika Kokay (PT) estiveram presentes e participaram de um debate após a exibição do filme.
O presidente do PTDF, Jacy Afonso, e o secretário de Cultura do partido, Yuri Soares, também compareceram ao evento.
Em Brasília, o filme já contou com um pré-lançamento no 1° de maio da classe trabalhadora, realizado pela CUT-DF e um conjunto de entidades parceiras.
Com informações de CUT DF e Yuri Soares
Fotos: arquivo pessoal/reprodução