Câmara votará proposta para anular recente ampliação da vida útil dos coletivos de sete para 10 anos no sistema de transporte público
O deputado distrital Chico Vigilante (PT) apresentou um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) para barrar a recente ampliação do tempo de vida útil dos ônibus do transporte público do Distrito Federal.
O Governo do Distrito Federal (GDF) ampliou esse tempo de sete para 10 anos. A medida é alvo de críticas, inclusive dentro da Câmara Legislativa do DF (CLDF).
Caso o PDL seja aprovado, o tempo de vida útil voltará para sete anos. Para Vigilante, a ampliação beneficia apenas as empresas do sistema de transporte público.
“A gente está vendo centenas de ônibus quebrados, caindo aos pedaços. Vemos passageiros esperando nas paradas. Portanto, isso é inaceitável”, disparou Vigilante.
Segundo a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob), a ampliação do tempo de vida útil teve como finalidade equilibrar os contratos em função da baixa demanda por transporte coletivo durante a pandemia da Covid-19.
“Cabe esclarecer que, com a mudança do período de renovação, houve redução da tarifa técnica. Para os contratos novos, será mantida a idade mínima da frota de 7 anos para fim de renovação”, detalhou a pasta.
Metrópoles