A Fundação Perseu Abramo está organizando o Ciclo de Diálogos “Paulo Freire 100 anos”. Também participam da construção do evento o Instituto Paulo Freire (IPF), a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), a Cátedra Paulo Freire (UFPE), a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a Comissão de Assuntos Educacionais do PT / Setorial de Educação do Partido dos Trabalhadores/as (CAED), a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), a Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD), a Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF) e o Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST).
Em razão do centenário, estão sendo organizadas diversas homenagens no Brasil e no exterior, muitas delas relacionadas às contribuições de Paulo Freire no campo da educação. Para somar-se a essas atividades, a proposta desse ciclo de diálogos é focar o lugar da política no pensamento e atuação de Paulo Freire, e seu legado no presente e no futuro.
O evento vai ocorrer de 02 de agosto a 06 de setembro, sempre às segundas-feiras, das 19 às 21 horas, na modalidade online. Veja a programação completa:
Ciclo de diálogos Paulo Freire 100 anos
02/08 | 19h | Abertura – vida e obra de Paulo Freire
Homenagens e introdução à vida e obra de Paulo Freire.
09/08 | 19h | Paulo Freire e o PT
Nesta mesa serão destacadas as contribuições de Paulo Freire na formação do Partido dos Trabalhadores, bem como no PT atual. Atuante na fundação do PT, abordaremos especialmente a original concepção de partido como educador educando elaborada por Paulo Freire e companheiros neste período. Além disso, a concepção de política e democracia desenvolvida pelo partido em muito se relaciona ao legado de Paulo Freire neste processo de construção partidária. O pensamento de Paulo Freire é uma referência para a transformação política necessária para o Brasil.
16/08 | 19h | Gestão pública democrática numa perspectiva freireana
Como o pensamento de Paulo Freire pode informar um governo que seja ao mesmo tempo formado por e também formador dos trabalhadores? O debate extrapola a temática da educação, relacionando-se à reflexão sobre as possibilidades de construção/fortalecimento da democracia brasileira, informada pela pedagogia freireana. A questão dialoga com o desafio de construir uma forma de governar que não só tenha políticas sociais e garanta direitos, como também tenha como centralidade a ação coletiva na formulação destas políticas e na defesa da sua continuidade. Além disso, relaciona-se à transversalidade das questões da diversidade, do combate ao racismo e do feminismo na gestão pública, bem como de uma gestão econômica e socioambiental com vistas ao fortalecimento da cidadania e no Brasil.
23/08 | 19h | Paulo Freire e as políticas públicas de educação
Analisar as contribuições de Paulo Freire a partir de sua atuação à frente de políticas de educação e de desdobramentos posteriores de suas formulações a este respeito, com destaque para políticas de educação e trabalho. Desde os anos 1940 esteve envolvido nos debates sobre políticas educacionais, com destaque para a elaboração do Plano Nacional de Alfabetização, construído no governo João Goulart. Após seu retorno do exílio e entrada no PT, integra os debates sobre educação pública realizados pelo Partido e se torna o Secretário de Educação de uma das primeiras gestões petistas, nas prefeitura de São Paulo sob gestão de Luíza Erundina, em 1989. O legado de sua concepção no que se refere à relação entre educação e trabalho, num sentido emancipatório, é ainda aspecto a ser valorizado e difundido com relação às suas contribuições para a formulação de políticas públicas.
30/08 | 19h | Educação e política em Paulo Freire
A concepção de educação para a emancipação é uma marca da pedagogia freireana, e a relação entre política e educação é discutida em diversas de suas obras e atuação. Esta concepção é questionada pela direita atualmente no Brasil, que promove um debate vazio em termos conceituais e de conhecimento a respeito de Paulo Freire, mas que, infelizmente, vai ao encontro de conceitos difusos no senso comum da população brasileira, como a ideia de que a educação deve ser neutra e que a política é algo a ser eliminado. Neste contexto, mais do que nunca é necessário promover a difusão das contribuições de Paulo Freire contra concepções conservadoras de educação, que resultam na adesão a ideias e práticas como escolas militarizadas, homescholling e o movimento escola sem partido, dentre outros.
06/09 | 19h | Matrizes do pensamento freireano
Conceitos fundamentais para Paulo Freire como práxis, liberdade, emancipação, divisão entre opressores e oprimidos, entre outros, remetem ao vocabulário marxista. Paulo Freire se dedica também a questões éticas e históricas relativamente à religiosidade cristã e relaciona a Teologia da Libertação como forma de ruptura com a religiosidade conservadora. A partir desta chave, a religiosidade poderia contribuir para promover uma leitura diversa da realidade e a compreensão da experiência concreta dos homens e do fazer-se histórico, questões que extrapolam a religiosidade cristã e podem agregar ao debate sobre religião e política como um todo. Além disso, Paulo Freire constrói e desenvolve o conceito de inédito-viável, por meio do qual identifica um caminho de superação da exploração capitalista. Diferencia tomada de consciência e doutrinação, fundamental para a prática de formação política. O centenário finaliza com esta mesa, trazendo os debates teóricos que podem contribuir com o enfrentamento da guerra cultural em curso.