Em sessão remota da Câmara Legislativa, o deputado Chico Vigilante (PT DF) cobrou providências do GDF e do governo federal para a denúncia de desmatamento ilegal na Floresta Nacional (Flona), veiculada pelo programa Fantástico no último domingo (27).
Para o deputado, não é possível aceitar passivamente, na capital da República, a destruição da Flona por grileiros e ladrões de madeira, que se acham intocáveis por ostentarem fotos ao lado do governador e do presidente da República.
Chico Vigilante afirma que é importante que o governador Ibaneis venha a público e determine que a delegacia do meio-ambiente faça uma investigação, o mais rápido possível, para prender os envolvidos nesse crime ambiental.
Denúncia
De acordo com a matéria do Fantástico, a madeira retirada da Floresta Nacional é transportada à luz do dia. O caso foi protocolado tanto no Ministério Público de Brasília, quanto no Ministério Público Federal e aponta indícios de extração ilegal.
O carregamento que a equipe de reportagem flagrou estaria sendo levado para uma madeireira particular instalada ao lado da Flona de Brasília, criada há mais de 20 anos para proteger os mananciais do rio descoberto, cuja represa fornece 70% da água consumida na capital do Brasil.
Ela fica entre as cidades de Taguatinga e Brazlândia numa área de 9,3 mil hectares que pertencia à Proflora, empresa de economia mista que plantava pinus e eucalipto para exploração de madeira.
A empresa está em processo de liquidação e tem direito de apresentar um plano de manejo para a retirada do maciço florestal e substituí-lo por espécies nativas. Parte desse patrimônio é o que estaria sendo extraído ilegalmente.
Assista aqui à reportagem do Fantástico
Fonte: Ascom com informações do G1