Secretaria de Saúde diz que há processos de aquisição em andamento e, em alguns casos, é possível substituir um produto por outro
A Secretaria de Saúde está desabastecida de medicamentos utilizados para auxiliar na intubação de pacientes e no tratamento dos internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Segundo o site InfoSaúde, já não há nenhuma unidade de 15 produtos diferentes no estoque central da pasta.
Entre os faltantes estão antiarrítmicos, sedativos e anestésicos, todos injetáveis. Em alguns casos, como Cisatracurio, Propofol e Midazolam, a pasta utiliza dosagens diferentes e todas estão sem estoque. No total, são 26 itens que aparecem com um número 0 ao lado.
Confira a aqui a relação de medicamentos
A falta dos medicamentos ocorre no momento em que o DF enfrenta superlotação das UTIs, com 440 pacientes na fila de espera. Destes, 328 estão com a Covid-19 ou têm suspeita da doença. A taxa de ocupação na rede pública está em 93%.
Situação parecida de falta dos elementos básicos para atendimento foi retratada pelo Metrópoles na última semana com relação aos equipamentos de proteção individual (EPIs). Havia falta de aventais, gorros, luvas e macacões.
Fonte: Metrópoles