Está disponível no YouTube a minissérie “Memória Viva – Eco-História do Planalto Central”

Por Viviane Melo

Dia 12 de outubro de 2019, estreou, a minissérie Memória Viva – Eco-História do Planalto Central. Realizada pelo Instituto Latinoamerica e produzida pela CenaUm Produções, a websérie com cinco capítulos de 22 minutos de duração cada, está sendo veiculada na internet (www.youtube.com/c/InstitutoLatinoamerica ). O documentário mostra a ecologia do Cerrado e os primeiros habitantes da região do entorno de Brasília: grupos pré-históricos, indígenas, quilombolas, criadores de gado, a base do povo e da cultura do Planalto Central do Brasil e origem histórica de Brasília.

A produção e filmagens foram realizadas de julho a setembro de 2019, com captação de cenas e depoimentos em Pirenópolis, Corumbá de Goiás, Goiás (antiga Goiás Velho), Terezópolis de Goiás, Goiânia, Formosa, Planaltina, Luziânia, e em Brasília.  Testemunhos de pesquisadores, historiadores, antropólogos, geólogos e personagens desta aventura humana no Cerrado em diferentes períodos de tempo. Os primitivos habitantes que viveram há mais de 11 mil anos, a descoberta do ouro em Pirenópolis, Corumbá de Goiás e Luziânia, que atraiu centenas de homens e mulheres de diferentes raças e crenças e provocaram o primeiro ciclo econômico na região e, mais tarde, as pioneiras fazendas centenárias goianas que consolidaram a economia rural.

A série mostra também o patrimônio histórico, arquitetônico, artístico e cultural que se formou em quase três séculos de ocupação. E que, ao ser construída, Brasília não se fixou em uma região deserta. Havia séculos de história, de cultura, realizações e vida. A esse passado o homem acrescentou a beleza e originalidade da capital, primeira cidade moderna do século 20 reconhecida como patrimônio cultural da humanidade, que acaba de completar 60 anos.


1º episódio
: Um território movimentado

O cenário, o ambiente e a presença humana na região. Especialistas falam do Bioma Cerrado, tendo por base modernos estudos da ecologia, biologia e arqueologia. Os sinais do homem pré-histórico em sítios arqueológicos preservados no entorno de Brasília e dentro do quadrilátero. E os vestígios de povos que habitavam a região quando da chegada do europeu ao continente, que proporcionaram emocionantes refregas com o conquistador.

2º episódio: Ouro forma cidades e movimenta vidas

A descoberta do ouro no começo do século 18 atraiu muita gente e abriu novos caminhos. O início da colonização do Planalto Central, num raio de 150 quilômetros da futura capital. O choque cultural da civilização afro-euro-americana. Um ritmo intenso para uma região que evoluía lentamente há 12 mil anos, e que permitiu afirmar que o Planalto Central não era mais um sertão incomunicável.

3º episódio: A economia depois do ouro

A exploração do ouro no Planalto Central durou um século e o esgotamento provocou uma grande mudança: a ruralização da economia. A atividade de sustentação para os garimpos se transforma em atividade principal. Surgem as fazendas, vem a agricultura de subsistência, o comércio cresce. Hoje ainda encontramos na região sedes de fazendas centenárias, que serão mostradas na série. E como esta mudança alterou a rotina das cidades em formação.

4º episódio: Brasília surge e revoluciona o Planalto Central

Um resgate histórico do território onde foi erguida a capital federal, os passos realizados para a escolha do local, e a mudança que a chegada de milhares de brasileiros causou no Cerrado. O alerta de riscos de uma ocupação descontrolada, não só para o Planalto Central como para todo o país.

5º episódio: O patrimônio histórico e o futuro de Brasília

A série pretende contribuir para a preservação e divulgação da história e do patrimônio cultural do Centro-oeste. O último episódio mostra a cultura que se formou e sua relação com os assentamentos humanos e a história regional. Preservar e ressignificar o passado é o legado a ser deixado para as futuras gerações. A Jovem Brasília e o velho Cerrado são duas joias que toda brasileira e todo brasileiro devem preservar.

FICHA TÉCNICA FILMAGENS

Realização: Instituto Latinoamerica
Produção: CenaUm Produções Ltda.
Autor e produtor: Atanagildo Brandolt

Direção: Caco Schmitt

Coordenação de produção: Paula Viviane Melo

Consultoria Técnica: João Batista Silva

Diretor de fotografia: Vinicius Cernicchiaro Barcelos
Câmera e operação de drone: Eduardo Schmitt
Som direto: Rafa Cambará
Fotografia: Luiz Ávila
Produção: Isabel Geisel

Imagens aéreas de Brasília: ABR Filmes

Trilha Sonora Original: Cuba Cambará; Nando Rossa; Gilberto Oliveira; Beto Chedid

Locução: Kiko Ferraz

Mixagem e Finalização de Áudio: Rafael Lindemann

Infografia: Fabrício Menna Barreto

Motion Design: LA9 Motion

Coordenação de Finalização: Gustavo Schmitt

You May Also Like

More From Author