Este é o chamado do PROJETO TEMPO DE PLANTAR – GINCANA VERDE e estamos convidados a contribuir com a VIDA NO PLANETA TERRA.
Um grupo de voluntários e voluntárias do Distrito Federal desde 2011 iniciou este projeto e atualmente já conta com milhares de pessoas envolvidas no DF e em várias cidades do Brasil. A ideia é sensibilizar a todos e todas que a preservação da vida no Planeta Terra depende de cada um e cada uma de nós.
Para o ambientalista Paulo César Araújo um dos idealizadores do projeto TEMPO DE PLANTAR o pensamento é para “Além de plantar árvores, construir uma cultura do Ganha-ganha-ganha, onde Eu, o Outro e a Natureza saímos ganhando”
Como o movimento criado por Chico Mendes na Amazônia onde o próprio Chico Mendes falou: ”No começo pensei que estivesse lutando para salvar seringueiras, depois pensei que estava lutando para salvar a Floresta amazônica. Agora percebo que estou lutando pela humanidade”, o Projeto Tempo de Plantar apresenta este compromisso de plantar e defender os biomas brasileiros, uma vez que a degradação ambiental em todos os biomas vem aumentando vertiginosamente, devido a ganância de poucos que destroem a natureza como se fosse algo infinito.
A destruição das florestas, dos rios, dos animais, a poluição dos mares, as ameaças aos povos originários e tradicionais é consequentemente a destruição de toda a vida no nosso planeta.
A professora e ambientalista Iolanda Rocha defende “que o cuidado com o Planeta Terra e com a vida deve começar dentro de casa, e que sejam intensificados projetos em todas as escolas desde a creche até a universidade. Que os movimentos sociais, ambientais, sindicatos, igrejas, clubes, grupos de famílias, de amigos coloquem a preservação da vida no centro das discussões”.
O Partido dos Trabalhadores do Distrito Federal, juntamente com a Frente Brasil popular, a CUT e vários sindicatos decidiram participar do Projeto TEMPO DE PLANTAR, uma vez que a classe trabalhadora do nosso país tem a responsabilidade de lutar por direitos, por empregos, por uma vida melhor e um direito fundamental é o direito à Vida com qualidade, dignidade e respeito ao Planeta.
Neste ano de 2020 o dia escolhido para esta ação será dia 06 de dezembro e portanto todos e todas estão convidados. Procurem os comitês existentes nas cidades ou junte um grupo de familiares, amigos e seguindo as normas de segurança devido a pandemia da COVID 19 plantemos árvores e cuidemos da vida.