Uma potencial vacina contra a Covid-19 desenvolvida pelo Grupo Farmacêutico Nacional da China (Sinopharm) pode estar pronta para o uso pela população até o final deste ano. A informação foi divulgada pela emissora estatal chinesa CCTV na última quarta-feira, após expectativas iniciais de que ela estaria disponível em 2021.
O CEO da Sinopharm, Liu Jingzhen, disse à CCTV que a empresa espera finalizar os testes em estágio avançado em humanos em três meses.
O China National Biotec Group (CNBG), uma unidade da Sinopharm responsável por dois projetos de vacina contra o coronavírus, afirmara em junho que a vacina não estaria pronta até pelo menos 2021, pois a falta de pessoas infectadas na China tornou difícil testá-la.
Mas, desde então, o país encontrou locais alternativos para os ensaios no exterior, incluindo o Brasil, através da fórmula testada pela Sinovac Biotech. Em solo brasileiro, os ensaios são conduzidos em parceria com o Instituto Butantan. A China, então, superou alguns dos obstáculos que enfrenta na corrida global para produzir uma vacina que combata uma pandemia que já matou cerca de 600 mil pessoas em todo o mundo.