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Banco público gastou R$ 37 milhões com propaganda em anúncios na internet em 2019
BSB Capital, | 17/06/2020 às 16:50, Atualizado em 17/06/2020 às 16:50 |
O ministro Bruno Dantas, do Tribunal de Contas da União (TCU), determinou nesta terça-feira (16) que a Secex Finanças diligencie a Caixa Econômica Federal (CEF) para analisar controles internos de veiculação. A intenção é “distinguir, monitorar, sustar e evitar a monetização de sites, blogs, redes sociais que disseminem fake news”.
Até o momento, foram identificados gastos da Caixa com publicidade de R$ 216 milhões em 2019, dos quais R$ 37 milhões com propaganda e anúncios na internet. Isto, segundo o despacho de Dantas, demonstra o poder de influência da estatal junto ao mercado de mídias digitais.
“É sabido que, de uma forma geral, a publicidade digital é feita por meio da intermediação de agência de publicidade, a qual contrata plataforma ou ferramenta digital, como, por exemplo, o Google Ads, para dar maior alcance de seus anúncios”, diz o ministro.
Segundo ele, “também é de conhecimento notório que o cliente pode e deve definir os perfis de clientela e de público-alvo a serem atingidos. Assim, é possível e desejável que, por meio de uma firme e clara política de veiculação, a publicidade seja feita tão somente em canais confiáveis e comprometidos com a verdade e princípios éticos”.
Para o ministro, a Caixa não se encontra, em princípio, imune a eventuais interferências indevidas de autoridades do Poder Executivo em sua política de comunicação. “Nesse sentido, determino que a SecexFinanças diligencie a CEF com vistas a verificar sua política de veiculação em mídia digital”.