Do site: conexaoplaneta.com.br
Ilha localizada na Oceania, a Nova Zelândia deu exemplo ao mundo no controle da pandemia do novo coronavírus. Com a imposição rápida de medidas rígidas de isolamento social, seguidas por seus 4,8 milhões de habitantes, o país teve 1.504 casos confirmados da COVID-19 e apenas 22 mortes. Em 15 de março, quando havia o registro de somente 100 casos da doença e nenhum óbito, as fronteiras já foram fechadas.
Ontem (08/06), a primeira-ministra Jacinda Ardner afirmou que a pandemia estava controlada e que o último paciente em tratamento contra a doença havia recebido alta.
Sem esconder a alegria, Jacinda anunciou que as medidas restritivas para conter a pandemia não são mais necessárias. Há 17 dias não é registrado nenhum novo caso de COVID-19 na Nova Zelândia. A primeira-ministra agradeceu o apoio dos neozelandeses, que com seu sacrifício, conseguiram zerar a taxa de transmissão do coronavírus.
Para se ter uma ideia, a Irlanda, outro país insular, com uma população semelhante, teve 25 mil casos de COVID-19 e 1.679 mortes. O sucesso do controle da pandemia na Nova Zelândia envolveu ainda esforços de comunicação ressaltando para a população a importância do confinamento e também, ampla testagem.
Simultaneamente ao anúncio do controle da pandemia, foi lançada a campanha A Journey of Reflection (Uma Jornada de Reflexão), iniciativa que tem como objetivo uma reconexão dos neozelandeses com o mundo, estimulando a uma análise sobre a vida pós-coronavírus e ainda, valorizando os princípios da cultura Māori.
Os povos indígenas Māori são originários da Polinésia e chegaram na Nova Zelândia em canoas por volta de 1.320. Os Maori representam aproximadamente 14% da população do país. Eles possuem uma cultura única, rica em tradições, mitologia e arte.
A campanha inclui dois vídeos, que você assiste mais abaixo, em que um idoso e uma criança questionam o que há mudado desde o começo da pandemia e como percebemos que precisamos valorizar mais o que realmente importa: a natureza e nossas relações sociais.
Alguns dos valores mencionados na campanha são o kaitiakitanga, que na cultura Maori significa proteger e cuidar de pessoas e lugares, manaaki manuhiri, ou seja, acolher e cuidar de todos os visitantes, e whanaungatanga, que representa tratar os outros como família.
“Uma pausa forçada pode ser um motivo para reflexão sobre o que é mais importante para todos nós. Em tempos de crise, há oportunidades. Um tempo para refletir e redefinir nós mesmos e o mundo em que vivemos. À medida que velhos hábitos se desintegram sob força maior, novos caminhos podem surgir ou podemos simplesmente ser lembrados sobre o que sempre importou”, destaca Brodie Reid, diretora de marketing do Turismo Nova Zelândia.
*Com informações do site de notícias Deutsche Welle e Turismo Nova Zelândia
Fotos: reprodução site Turismo Nova Zelândia