Todos os dias, desde que teve seu cadastro aprovado para receber o auxílio emergencial, a vendedora de roupas Maria José* tenta acessar o aplicativo Caixa Tem para fazer a transferência do benefício para sua conta. Entretanto, o que parecia ser um alívio durante o período da pandemia do coronavírus, se tornou uma dor de cabeça para muitos trabalhadores informais.
Isso porque o aplicativo apresenta constantes instabilidades e não cumpre ao que promete, que é facilitar o acesso de milhões de brasileiros a benefícios sociais. Inúmeros são os relatos de trabalhadores que tentam fazer a transferência e não conseguem.
O Caixa Tem é o único canal disponibilizado pelo governo federal para que trabalhadores informais que não possuem conta poupança na Caixa ou no Banco do Brasil façam a transferência do auxílio.
De acordo com usuários, durante o dia, o aplicativo funciona com erros e não conclui as solicitações. Já no horário de pico, sequer é possível acessá-lo. Muitos só conseguem acessar a ferramenta no final da noite, quando o número de usuários diminui. Mas, ainda assim, não é possível efetuar a transferência, pois a ferramenta não permite que sejam realizadas transações fora do horário comercial. Em alguns casos, o aplicativo solicita ainda uma atualização que não está disponível nem para IOS e nem para Android.
Maria José teve seu cadastro aprovado na quarta-feira (15) e desde a quinta-feira (16) tenta acessar o aplicativo para transferir o dinheiro. A vendedora de roupas, que não possui contrato de trabalho formal, está sem renda e conta com o auxílio de R$ 600,00 para pagar aluguel e comprar mantimentos para casa.
“Todo dia é um problema diferente. Hoje, por exemplo, fiquei a manhã toda tentando fazer a transferência e não consegui. É muito empecilho para ter acesso ao que é nosso por direito. Só não desisti ainda porque preciso desse dinheiro”, disse.
O mesmo problema é enfrentado pela microempreendedora individual Sara Andrade* que, após quase uma semana esperando o cadastro ser aprovado, não consegue acessar o Caixa Tem.
“É uma situação é bem preocupante, pois já se passou mais de um mês de isolamento e muitas contas estão atrasadas. Com toda essa situação, sinto que o governo não está muito preocupado com povo”, afirmou.
Nas redes sociais, usuários também reclamam da instabilidade do aplicativo.
Para a secretária de Comunicação da CUT-DF, Ana Paula Cusinato, é inadmissível que o governo coloque tantos obstáculos para que o trabalhador informal tenha acesso ao auxílio emergencial.
“Acho que o governo ainda não entendeu o significado da palavra emergencial. Essa agilidade cobrada é justamente para milhares de trabalhadores não fiquem sem renda e tenham o mínimo para sobreviver nesse período tão difícil para todos nós. É fundamental que esses erros sejam solucionados imediatamente”, disse.
Ana destacou ainda que a CUT pressionará o governo para que haja agilidade no processo de pagamento do auxílio emergencial. “Assim como já fizemos, seguiremos cobrando o pagamento imediato do auxílio. Só assim, garantiremos que milhões de brasileiros não fiquem desassistidos”, concluiu.
*nome fictício a pedido da fonte
Fonte: CUT-DF