À Deputada Federal Gleisi Hoffmann
Presidenta nacional do Partido dos Trabalhadores
Estimada companheira.
Desde a conclusão do 7º Congresso do PT o quadro político no Brasil se agravou profundamente, primeiro na forma de uma crise econômica de proporções gigantescas e, em seguida, com a crise do covid19, uma pandemia que apavora a humanidade, cujo efeito na saúde pública e na economia ainda são imensuráveis.
Em ambos os casos, Jair Bolsonaro e seu governo revelam todo o seu despreparo no sentido de criar os meios para diminuir o sofrimento da população. A conjuntura requer, portanto, um posicionamento definitivo em relação ao tema “Fora Bolsonaro”, uma vez que a redação final da resolução ficou a cargo do Diretório Nacional.
Nesse sentido, a Comissão Executiva Regional do PT-DF expressa sua opinião sobre o assunto, com o objetivo de contribuir com essa discussão na reunião do DN, a ser realizada no próximo dia 10 de abril. O fato é que Jair Bolsonaro perdeu completamente as condições de governar.
Em sua louca cruzada contra a realidade, Bolsonaro cometeu inúmeros crimes de responsabilidade, incentivou movimentos pelo fechamento do STF e do Congresso Nacional, entrou em conflito aberto com governadores e prefeitos e até setores do seu próprio governo e mantém apertado o torniquete do ajuste fiscal de Paulo Guedes, aumentando ainda mais o sofrimento dos trabalhadores.
No caso específico da pandemia do Covid19, o presidente trata as evidências científicas com desprezo e coloca toda a população em risco ao contrariar as medidas sanitárias definidas pela Organização Mundial de Saúde. As condições atuais indicam, portanto, que o PT deve voltar ao debate iniciado no 7º Congresso do PT, assumir a bandeira “Fora Bolsonaro”, se alinhar ao seu campo referencial na política e seguir na construção de um amplo arco de alianças para o enfrentamento, com setores da esquerda, centro-esquerda e até do centro, além do movimento popular e do movimento sindical.
A crise fez emergir alianças para o enfrentamento. Partidos e governantes inicialmente aliados de Bolsonaro romperam com ele, pedidos de impeachment foram apresentados, arranjos políticos estão sendo constituídos, o enfrentamento se desenha e o PT tem um encontro marcado com sua própria história.
Bolsonaro é um criminoso, um perigo para a sociedade, um obstáculo para a ciência e um risco à saúde pública nesse momento de enfrentamento à pandemia do Covid19. Lutar pelo fim desse governo é uma missão urgente para o Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras.
Comissão Executiva Regional do PT-DF