Estive, na manhã de sexta-feira (13), em reunião na Casa Civil, com o secretário Valdetário Monteiro e o presidente da CLDF, deputado Rafael Prudente. Na pauta, o cronograma de contratações dos trabalhadores terceirizados que prestavam serviço para o SLU e que foram demitidos em outubro.
Participarem conosco, pelo Sindlurb, José Claudio de Oliveira (presidente); Raimundo Nonato (secretário de finanças) e os diretores Fábio e Lucimar. O diretor-adjunto Gustavo Souto Maior participou da reunião representando o Serviço de Limpeza Urbana.
Na reunião, foi fechado o cronograma para as recontratações dos terceirizados demitidos. O chefe da Casa Civil reafirmou compromisso feito pelo governador Ibaneis Rocha de recontratar, no mês de abril, os 400 terceirizados que foram demitidos em razão da diminuição do contrato de serviços de varrição e limpeza urbana.
Ainda nesta sexta-feira, o SLU vai entregar uma listagem com as contratações a serem realizadas no mês de abril.
Ficou decidido que, na primeira semana de abril, serão recontratados os trabalhadores para prestarem serviço na empresa Consita. Na segunda semana, os trabalhadores serão contratados para a empresa Valor Ambiental. E, na terceira semana de abril, a empresa Sustentare procederá as contratações que restarem.
As contratações se darão por meio de aditivo aos contratos em vigor. O SLU informou que as admissões não foram realizadas anteriormente em razão de ajustes contratuais.
Na terça-feira, centenas de trabalhadores da limpeza urbana lotaram as galerias da Câmara Legislativa para cobrar a promessa de contratação feita pelo Governo do Distrito Federal.
Os trabalhadores terceirizados foram demitidos pelas empresas contratadas pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU) em virtude dos novos contratos, fruto de licitação malfeita, e que foram firmados para o serviço de varrição e coleta de lixo no Distrito Federal.
Estarei atento, no pé do GDF, conferindo cada uma destas 400 recontratações.
Chico Vigilante, deputado distrital (PT)