Na sexta-feira (13), a CUT e outros movimentos que compõem frente em defesa dos serviços públicos no Distrito Federal protocolaram um requerimento na Câmara dos Deputados. O documento, destinado ao presidente da Casa, Rodrigo Maia, exige a suspensão da tramitação e votação das PECs do Plano Mais Brasil, enquanto a pandemia do Coronavírus impedir a circulação da sociedade civil no Casa do Povo.
O Plano Mais Brasil é um conjunto de medidas apresentado pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, que atinge os servidores públicos e enfraquece os serviços públicos no país. O Plano se divide em três Projeto de Emendas à Constituição (PECs 186,187 e 188).
No documento, os movimentos destacam que as propostas em questão “afetam sobremaneira a oferta de serviços públicos e a economia do país, a exemplo de eventual redução de jornada e, consequentemente, da prestação de serviços à sociedade”.
As entidades avaliam ainda que a pandemia do Coronavírus reforça a necessidade de fortalecer o serviço público, como é o caso dos institutos de pesquisa, universidades públicas e o Sistema Único de Saúde.
Para Jacy Afonso, presidente do PT DF, “não é certo continuar votando medidas prejudiciais à população quando o povo não pode se manifestar e fazer pressão no Congresso. Além disso, é tempo de enfatizar a importância dos serviços públicos, que, num momento de crise, são os que, de fato, apresentam soluções para os problemas da sociedade brasileira”, disse.
Assinam o documento
CUT-DF – Central Única dos Trabalhadores
CTB – Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil
CSP-Conlutas
PT-DF – Partido dos Trabalhadores
JUNTOS/Psol
SINDGCT – Sindicato Nacional dos Gestores em Ciência e Tecnologia
DCE-UnB – Diretório Central dos Estudantes Sintfub – Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Universidade de Brasília
Adunb – Associação dos Docentes da UnB
Levante Popular da Juventude
UNE – União Nacional dos Estudantes
Fonacate – Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas do Estado
MST – Movimento dos Trabalhadores Sem Terra
Condsef – Confederação dos Trabalhadores do Serviço Público Federal
Sinpro-DF – Sindicatos dos Professores do DF
Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas
Fonte: CUT DF
Edição: PTDF