Será lançada nesta quinta-feira (18) a Frente Ampla do DF pela Democracia, com envolvimento de partidos políticos, instituições e organizações da sociedade civil, movimento sociais, personalidades, artistas e cidadãos e cidadãs defensores dos direitos humanos e das causas sociais e democráticas. O ato acontece às 17h, na Praça Zumbi dos Palmares, no Setor de Diversões Sul (Conic).
A Frente Ampla do DF pela Democracia foi criada em reunião dos partidos do campo democrático realizada no dia 11, na sede do PDT, com a participação de dirigentes do PT, PSOL, PCdoB, PROS e PSB.
O movimento busca congregar e mobilizar as forças democráticas da sociedade para enfrentar no segundo turno da eleição presidencial a extrema direita com seu projeto de destruição do pacto civilizatório firmado com a Constituição Federal de 1988. “Estamos sendo convocados nesse momento a compor o mais amplo leque social em defesa da democracia, da liberdade e dos direitos do povo e da justiça social”, explica Arlete Sampaio, deputada distrital recém-eleita pelo PT-DF.
A mobilização da sociedade tem, portanto, o desafio histórico de preservar a democracia brasileira, contrapondo-se à candidatura e às ideias dos militares Bolsonaro e Mourão com o fortalecimento da campanha de Fernando Haddad e Manuela D`Ávila.
Confira no link o manifesto da Frente Ampla do DF em Defesa da Democracia, dos Direitos e da Soberania Nacional.
Movimento nacional
O movimento em defesa da democracia foi impulsionado nacionalmente a partir de segunda-feira (15), quando se reuniram em Brasília os dirigentes nacionais do PSB, PT, PCdoB, PSOL, PCB e PROS.
Ao final do encontro realizado na sede do PSB, a presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, anunciou que a candidatura de Haddad passou a ser de todas as forças democráticas da sociedade interessadas em impedir a escalada do autoritarismo e da violência no país.
A Frente Democrática buscará adesões entre todos os partidos que se disponham a atuar no processo eleitoral em defesa da democracia, da soberania nacional e dos direitos do povo.
Os partidos divulgaram a seguinte nota pela união em torno da candidatura de Haddad:
“O Brasil vive um momento histórico que exige resposta firme de todos e todas que defendem a democracia, a liberdade, a soberania nacional, os direitos do povo e a justiça social.
As sementes do ódio e da violência, plantadas nos últimos anos pelas forças reacionárias e pelos donos das grandes fortunas, deram vida a uma candidatura que é o oposto desses valores; que rompe o pacto democrático da Constituição de 1988 e lança sobre o país a sombra do fascismo.
Votar em Fernando Haddad é a resposta a esta ameaça, porque sua candidatura representa os valores da civilização contra a barbárie, representa um projeto de país em que todos têm oportunidades, não apenas os privilegiados de sempre.
Votar em Fernando Haddad é a resposta às fábricas de mentiras e à violência que se espalha pelo país; o prenúncio de um estado autoritário, contra a vida, contra os direitos das pessoas, contra a liberdade e a justiça.
Acima de todas as diferenças, estamos conclamando brasileiras e brasileiras a votar, neste segundo turno, pela democracia e pelo futuro do nosso Brasil. É hora de união e de luta, sem vacilações”.
PT, PCdoB, PCB, PSB, PSOL e PROS.
+ There are no comments
Add yours