Toda a imprensa do Distrito Federal está noticiando ação do governo local para retirar ocupações irregulares do Orla do Lago Paranoá. A mesma ação foi iniciada durante o governo do PT, mas suspensa por ordem judicial após ação do Ministério Público.
Em meio a essa ação de desocupação do espaço público, o Governo de Brasília (ex-Governo do Distrito Federal) toma uma atitude no mínimo contraditória. Na última segunda-feira (24), a Diretoria Colegiada da estatal Terracap aprovou patrocínio de R$ 100 mil para a empresa R2B Produções e Eventos Ltda.
A produtora de eventos é responsável pelo empreendimento Na Praia, que restringe o acesso da população do Distrito Federal à Orla do Lago Paranoá. O patrocínio visa pagar “ação social” da produtora, que se compromete a levar cidadãos de baixa renda para conhecer as instalações da área VIP instalada à beira da Orla.
Na prática, o Na Praia já conta com um investimento indireto do governo local: a cessão do local público para realização de empreendimento privado ao longo de todo o período das férias. Na promoção especial do último dia do evento, só a entrada custa R$ 70 mais 1 kg de alimento.