Com a adesão de novos profissionais, o Mais Médicos contará, em 2015, com 18.247 médicos nas unidades básicas de saúde de todo Brasil. Com isso, a expectativa é garantir assistência a cerca de 63 milhões de pessoas. Ao todo, são 4.058 municípios beneficiados, ou seja, 72,8% das cidades do País, além de 34 distritos indígenas.
Ainda segundo o ministério, o novo edital do programa atendeu integralmente a demanda, em primeira chamada, de 91% dos municípios que aderiam ao novo edital. Entre 1,2 mil cidades, 1,1 mil conseguirão receber profissionais para suprir 100% vagas. Além disso, 46 municípios tiveram a solicitação parcialmente atendida e 67 não conseguiram atrair nenhum médico.
Entre as cidades beneficiadas pela nova etapa do Mais Médicos, 605 estão dentro do critério de vulnerabilidade social e econômica. O edital ainda garantiu a expansão do programa para distritos indígenas.
“O Mais Médicos de fato está tendo uma resposta de credibilidade da população e dos gestores, que avaliam positivamente, além dos médicos que participam do Programa. Todos demostram uma satisfação muito grande com o Mais Médicos”, afirmou o ministro da Saúde, Arthur Chioro, em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (11).
Regiões – O Sudeste teve 1.010 vagas preenchidas e o Nordeste, 1.708. No Sul, foram ocupadas 504 vagas e no Centro-Oeste, 380. Além disso, o Norte receberá 303 profissionais. Ainda há 210 vagas disponíveis para a segunda chamada do edital.
Da Redação da Agência PT de Notícias.