Banner

Articulação: PT-DF e movimentos sociais discutem próximas lutas do setor agrário  

Por: Marina Maria

Para debater as principais demandas do setor agrário do Distrito Federal e Entorno para o próximo período, o setorial responsável pela pasta do PT-DF reuniu-se com parlamentares progressistas, tanto da Câmara Federal quanto da Câmara Distrital na manhã dessa terça-feira (29). 

O debate, que aconteceu na sede nacional do PT em Brasília, contou com a participação da secretária nacional Agrária do Partido, Elisângela Araújo, outros movimentos sociais que fazem parte do Campo Unitário Agrário do DF e Entorno, como o STTR/DF (Sindicato dos Trabalhadores Rurais do DF), FETRAF DFE (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Distrito Federal e Entorno), MST – Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e o  MATR – Movimento de Apoio ao Trabalhador Rural. 

A reunião começou com uma análise de conjuntura considerando o resultado das eleições. Em seguida, aconteceu a apresentação e reflexão das estratégias para as estruturas agrárias federais e do DF no período de transição, onde os movimentos sociais apresentaram o que esperam do setor no novo cenário que se apresenta. 

O presidente do PT-DF e da Federação Brasil da Esperança, Jacy Afonso, destacou a importância de realizar reuniões contínuas, visitas em todos os assentamentos, estreitar os laços de diálogo com as trabalhadoras e os trabalhadores rurais para manter a base organizada, pois é necessário que o segmento esteja mobilizado para conquistar avanços. Também será organizado, para o início do próximo ano, um grande seminário para debater as necessidades do setor.  

Para Cláudia Farinha, co-secretária Agrária do PT-DF, a articulação da secretaria com os movimentos sociais é muito importante. “Compreendemos que mesmo com o resultado positivo nas eleições presidenciais, temos um GDF que é inimigo da classe trabalhadora como um todo e mais ainda quando se trata das trabalhadoras e trabalhadores rurais. Além disso, temos também que lutar contra uma grande bancada no Congresso que é contrária aos nossos direitos. Então, para avançar nas conquistas de nossas demandas, é preciso estar cada vez mais unidos e manter as bases organizadas”, afirmou. 

O co-secretário da pasta, Janderson dos Santos, também acredita que um ponto de destaque é a aproximação do partido com os movimentos sociais. “Estamos fazendo um esforço para que eles participem ativamente das discussões dentro do PT. Essa representatividade é de extrema importância porque assim conseguimos afinar a ideia da política nos órgãos federais e como vamos atuar nas Casas legislativas a favor da reforma agrária e demais pautas”, afirmou. 

Na próxima sexta-feira (02), acontece uma nova reunião entre os movimentos e deputados federais do DF. 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo