BannerDistrito Federal

Setorial de Segurança Alimentar e Nutricional vai apresentar plataforma do setor às candidaturas da Federação Brasil da Esperança

Além disso, o Núcleo DF da Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável lançará uma carta programática, que foi construída em diálogo com entidades representativas

o Setorial de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) do PTDF vai promover um encontro da militância do setor com os pré-candidatos majoritários da Federação Brasil da Esperança, Rosilene Corrêa, senadora e Leandro Grass, governador, como também, as candidaturas proporcionais, para apresentar as pautas do setor. O evento será no dia 23 de agosto, às 19h30 , no Cine Cultura Liberty Mall.

Vão participar também, representantes dos principais movimentos sociais e organizações da sociedade civil do DF, com o objetivo de selar um compromisso público com a plataforma política de combate à fome e à insegurança alimentar no Distrito Federal.

Além disso, o Núcleo DF da Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável lançará uma carta programática, que foi construída em diálogo com entidades do setor

“No dia do ato, vamos proclamar igualmente a agenda positiva de 13 pontos do Setorial Distrital de SAN para o DF e mais o que propomos pelo Setorial Nacional e pela Fundação Perseu Abramo (FPA), para o programa de governo da Federação Brasil da Esperança e para a candidatura de Lula”, reforça Daniel Pereira, que coordena o Setorial regional.

Na ocasião, será exibido o documentário “Histórias da Fome no Brasil”, produzido pela Ação da Cidadania e MPC Filmes. O ingresso para o filme é a doação de 1kg de alimento não perecível, que será entregue à entidade que representa as associações e cooperativas de materiais recicláveis no DF (Centcoop).



A fome já atinge 33,1 milhões de pessoas no Brasil

De acordo com relatório da Oxfam deste ano, a insegurança alimentar tem se agravado no Brasil, e a fome está ainda mais presente na vida dos brasileiros em 2022. Segundo dados do novo Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia de Covid-19 no Brasil, apenas 4 entre 10 famílias conseguem acesso pleno à alimentação no país. A fome já atinge 33,1 milhões de pessoas no Brasil

Os dados do novo relatório, elaborado pela rede Penssan com apoio da Oxfam Brasil e outras organizações, mostram que a situação piorou muito desde a publicação dos primeiros dados, em 2021. As razões são conhecidas: aprofundamento da crise econômica, segundo ano da pandemia de covid-19 e a continuidade do desmonte de políticas públicas que promoviam a redução das desigualdades sociais da população.

A escalada da fome é de responsabilidade das más escolhas políticas de negação e da ausência de medidas efetivas de proteção social.

A Fome não tem hora, mas tem lugar

A insegurança alimentar cresceu em todo o país, mas as desigualdades regionais seguem acentuadas. As regiões Nordeste e Norte são as mais afetadas pela fome.

Enquanto no Brasil temos 15,5% dos domicílios com pessoas passando fome, no Norte esse índice sobe para 25,7%, e no Nordeste, 21%.

A fome tem gênero, raça e grau de escolaridade

6 de cada 10 domicílios cujos responsáveis se identificavam como pretos ou pardos viviam em algum grau de insegurança alimentar, enquanto nos domicílios cujos responsáveis eram de raça/cor de pele branca autorreferida, mais de 50% tinham segurança alimentar garantida.

A Pesquisa é realizada pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede PENSSAN), com execução do Instituto Vox Populi, e tem apoio e parceria da Oxfam Brasil, Ação da Cidadania, ActionAid Brasil, Fundação Friedrich Ebert Brasil, Ibirapitanga e Sesc.

PT DF com informações de Oxfam Brasil

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo