BannerDistrito Federal

Zonais PT DF: Raimundo Nonato Lopes é o presidente do Diretório PT Cruzeiro; Conheça mais sobre as atividades da Zonal e a Região Administrativa

Para dar início ao ano legislativo, bem como às preparações para as eleições 2022, começamos nesta terça-feira, 1º de fevereiro, uma série de matérias de apresentação dos presidentes e das Zonais do PT no Distrito Federal. Dessa forma, visamos propiciar maior integração entre os dirigentes e a militância, além de visibilizar o trabalho desenvolvido nas Regiões Administrativas e os companheiros e companheiras que garantem que o Partido dos Trabalhadores esteja presente nas cidades e próximo da população. O PT conta com 20 Zonais, nas 33 Regiões Administrativas do Distrito Federal.

A primeira Zonal a ser apresentada é a do PT Cruzeiro, cuja Região Administrativa abrange, também, o Sudoeste, a Octogonal e o Setor Militar Urbano.

Seu presidente, Raimundo Nonato Lopes de Sousa, está no segundo mandato consecutivo do Diretório Zonal, tendo sido eleito nos PED’s  2017/2019 e 2020/2023. Antes disso, exerceu os cargos de secretário de Finanças e vice-presidente no Diretório Zonal.

Reunião ordinária do Diretório Zonal do PT Cruzeiro

Nonato filiou-se ao Partido dos Trabalhadores em 1984. Servidor Público Federal no Instituto Nacional do Seguro Social/INSS, é graduado em Artes Cênicas, com formação em Direção Teatral. Daí vem o ativismo no Movimento Cultural de Brasília e no Setorial de Cultura do PT DF. É Conselheiro Regional de Cultura do Cruzeiro pela segunda vez e membro do Conselho Curador da Fundação Brasileira de Teatro/FBT, fundada por Dulcina de Moraes.

Atua em várias frentes no Partido dos Trabalhadores, como o Núcleo em Defesa da Democracia (NDD) Margarida Alves, o Comitê Lula Livre – DF, nas vigílias contra o golpe político parlamentar da Presidenta Dilma e na defesa da liberdade plena do Presidente Lula, com o Movimento na Praça dos Três Poderes, em frente ao STF, pelo Movimento #ANULASTF. Também é ativista da Frente Unificada de Cultura do Distrito Federal, em defesa da Lei Orgânica da Cultura (LOC), contra o desmonte das políticas culturais e pela manutenção dos equipamentos culturais do DF.

Sobre a percepção política da população local, Nonato explica que a comunidade tem boa receptividade ao Partido dos Trabalhadores. Segundo ele, a derrocada de Bolsonaro e a ascensão de Lula já apresentam efeitos na sociedade, com menos hostilidade e mais aceitação geral ao PT.

A População do Cruzeiro é formada, em sua maioria, por servidores públicos federais, professores e comerciantes e a sua vocação é voltada, especialmente, à cultura e ao esporte.

Atividades da gestão 2020/2023 do Diretório Zonal PT Cruzeiro/Sudoeste/Octogonal e SMU

A Zonal Cruzeiro organiza  o Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras, no âmbito do Cruzeiro/Sudoeste/Octogonal/SMU.  A seguir, atividades que já são realizadas e os planos para esse ano eleitoral.

–  Manutenção da Sede do Diretório Zonal, onde são realizadas as reuniões e guardados o material logístico e político do Diretório;

– Realização de atividades em locais referenciais no âmbito do Cruzeiro, especialmente na Feira Permanente do Cruzeiro, sempre aos Domingos, no período da manhã, assim como faixaços na passarela da Octogonal e colagem de cartazes com as nossas narrativas de lutas.

– Participação da militância cruzeirense em atos para além  da Zonal, com a realização de atividades conjuntas, puxada pelas frentes distritais, carreatas, dias nacionais de lutas, pelo Fora Bolsonaro e outras lutas de nossas bandeiras.

– Organização do Projeto Nova Primavera, para formação de educador/a militante, realização da Conferência Zonal Paulo Freire, promoção de criação de Núcleos de Vivência e Luta, com educador militante.
– Organização dos Setoriais e Secretarias do PT DF no âmbito da Zonal.

Eleições 2022 e os Comitês de Luta

O ex-presidente Lula anunciou, durante plenária nacional com os Setoriais e Secretarias do Partido, a criação de cinco mil Comitês de Luta em 2022. O objetivo é organizar espaços de ação política, já existentes ou que serão criados, para se transformarem em Comitês Populares de Luta. A iniciativa, denominada Rede Nacional de Comitês de Atuação Partidária (RAP), foi confirmada, oficialmente, nesta segunda-feira (31), no Seminário Resistência, Travessia e Esperança, organizado pelas lideranças do PT no Congresso para abrir o ano legislativo.

Nesse sentido, o PT Cruzeiro já trabalha para a implementação dos Comitês de Lutas na Zonal.

Além dos Comitês Populares, a Zonal está engajada na organização do programa de governo do PT para o Distrito Federal, o MUDA DF, nos âmbitos da Zonal, do NEPP e do Setorial de Cultura,  visando a participação ativa nas discussões sobre estratégias e táticas eleitorais e promovendo debates com os pré-candidatos às eleições do partido para 2022.

O Cruzeiro – Breve história da RA

A ocupação do Cruzeiro ocorreu em 1955 nas terras da Fazenda Bananal (área desapropriada para a construção da nova capital) para abrigar funcionários públicos do Rio de Janeiro transferidos para Brasília. Em 1958, começaram as primeiras construções de casas geminadas para receber esse pessoal.

Concebido como parte do Plano Piloto, o Cruzeiro foi fundado em novembro de 1959. A equipe de Lucio Costa foi responsável pelo projeto urbanístico do local e do nome inicial, Setor de Residências Econômicas Sul (SRES), atual Cruzeiro Velho. No final dos anos 1960, o setor vizinho, o Cruzeiro Novo, deu nova conformação ao desenho urbano, habitado por funcionários do GDF e da iniciativa privada. No decênio seguinte, com a implantação da Área Octogonal Sul; o setor ganha, então, uma nova configuração.

Em 1988, o projeto Brasília Revisitada concebeu o Setor de Habitações Coletivas Sudoeste (SHCSW), criado, em 1989, como parte do Cruzeiro.

Cruzeiro, uma cidade tranquila a apenas 8 KM do centro da capital. Foto: reprodução

A Região Administrativa do Cruzeiro foi criada pela Lei nº 049 em 25 de outubro de 1989, que a definiu como RA XI por desmembramento da RA I – Brasília.

Em 06 de maio de 2003, uma nova configuração é dada ao Cruzeiro, que por desmembramento de área, perde os Setores Sudoeste/Octogonal, compondo a Região Administrativa XXII, pela Lei nº 3.153/2003.

A Região Administrativa do Cruzeiro encontra-se dentro da Poligonal de tombamento do Plano Piloto e desde 1992 é considerada Patrimônio Histórico e Artístico da Humanidade, conforme prevê o Decreto-Lei no 25 de 30/11/37, e a Portaria nº 314 de 08/10/92, do atual Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), do Ministério da Cultura.

A população estimada, entre Cruzeiro Velho e Cruzeiro Novo, é de 31.079, de acordo com levantamento do PDAD/2018. O aniversário da cidade, localizada a 8 KM do centro de Brasília, é em 30 de novembro.

ARUC

Importante citar que uma das primeiras manifestações culturais de Brasília surgiu no Cruzeiro. Fundada em 1961, a Associação Recreativa Cultural Unidos do Cruzeiro (ARUC) é a mais antiga escola de samba em atividade no DF, tendo sido campeã do carnaval por 31 vezes, bem como em modalidades esportivas como futsal e handebol, sendo reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do DF em 2009. Outras atividades culturais e desportivas foram surgindo no Cruzeiro, como grupos de dança e e teatro e atletas e equipes vencedoras. A ARUC é aliada de primeira hora do Partido dos Trabalhadores.

Endereço da Zonal PT Cruzeiro
SHCE  Quadra 1101,  Bloco C, Sala 13  – Cruzeiro Novo – DF.

Composição do Diretório
O Diretório PT Cruzeiro é composto por 16 Membros Titulares e 10 Suplentes, sendo eles: Raimundo Nonato Lopes de Sousa, Elizabeth Galvão, Ariel Marzagão Tommazini, Gabriela Freitas de Almeida, Lucas Barbosa Cusinato, Darly Dalva Silva Máximo, Fábio José de Oliveira, Cilene de Fátima Saraiva, Fernando Tolentino Vieira, Francisco de Assis Aquino, Gilda Lúcia Santana Duarte Vieira, Hudson Cunha, Maria de Deus Coelho Rocha Faria, Maristella Victor de Matos, Rafael Fernandes de Souza, Vinicius Lara Carvalho, Valda Eustáquio de Souza, Walter de Souza Matos Filho, Ana Paula Barbosa Cusinato, Beatriz Lara Carvalho, Joalita Queirós de Lima, João Neto da Cunha Juinor, José Manoel Martins Muniz, Maria Nazaré Brito, Pedro Lunguinho de Andrade, Patrícia Hellen de Brito e Vitoria de Souza Passos.

Acompanhe o Facebook do PT Cruzeiro: https://web.facebook.com/PTCruzeiroBrasilia
 

PT DF

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo