BannerDistrito Federal

Lula volta ao Distrito Federal na próxima 5ª feira (28/7)

O ex-presidente participará de evento na Universidade de Brasília. Será um ato da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)

Concorrendo ao Palácio do Planalto, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltará ao Distrito Federal nesta quinta-feira (28/7). A informação foi divulgada neste domingo (24/7) por Gilberto Carvalho durante o convenção da Federação Brasil da Esperança, na Asa Norte.

Gilberto Carvalho é uma das principais lideranças do PT nacional e é um personagem próximo do ex-presidente. Nesta nova vinda ao DF, Lula vai participar de evento na Universidade de Brasília (UnB). Será um ato da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a princípio às 11h.

Segundo Carvalho, na última visita ao DF, o ex-presidente ficou impressionado com a militância e a chapa local da federação. “Lula saiu daqui muito feliz. Muito impressionado com o Leandro e com a Rosilene”, contou.

Lula lidera nas pesquisas nacionais de intenção de voto, mas fez um alerta, destacando que a eleição não está ganha. O PT identificou, por exemplo, que o presidente Jair Bolsonaro (PL) obteve um crescimento expressivo em Niterói (RJ) justamente com o trabalho de apoiadores do segmento evangélico em comunidades carentes da região. Movimentos semelhantes foram detectados em diversos pontos do Brasil e estão se intensificando.

Para Carvalho, independentemente da eleição, os partidos da esquerda abandonaram o trabalho de base junto aos mais pobres. E este vácuo foi ocupado pelo segmento evangélico. Por isso, o dirigente defende a aproximação com os evangélicos e as igrejas, bem como a reconstrução de projetos progressistas para apoiar diretamente as comunidades carentes.

“Não generalizemos. Os evangélicos são hoje uma presença em toda a periferia do Brasil. E são eles que muitas vezes cuidam dos pobres. O afastamento que nós tivemos da periferia, em grande parte foi preenchido por eles. Então nós temos que dialogar e tem espaço para dialogar. Dos 20 mil candidatos a vereador que nós tivemos, em 2020, 2,2 mil eram evangélicos e pastores. Então dá para dialogar”, argumentou.

No caso dos projetos próprios progressistas, Carvalho destacou os comitês populares de luta como novas pontes de aproximação e apoio para as comunidades carentes. Independente das eleições, o dirigente defende que a esquerda volte a estar presente ao lado das comunidades mais pobres. Há projetos semelhantes começando no DF, por exemplo.

No DF, Lula e o candidatos da chapa majoritária local ainda não estão nas primeiras posições nas pesquisas de intenção de voto. Na avaliação do coordenador da campanha de Lula no DF, Geraldo Magela, a eleição não está definida e é preciso batalhar pelos eleitores indecisos, que representam aproximadamente 30% do eleitorado. Por isso, para ele, as pré-campanha precisa de ações nas ruas e nas redes sociais.

Fonte: Metropoles

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo