BannerNacional

Diante de embaixadores, Bolsonaro protagoniza vexame ao mentir sobre urnas

Extremista requenta denúncia falsa sobre lisura do voto eletrônico e volta a atacar instituições. “Esse genocida golpista não é e nunca será um patriota”, reagiu o senador Humberto Costa (PT-PE)

Em mais um ato de desespero diante de uma iminente derrota eleitoral em outubro, Jair Bolsonaro voltou a mentir sobre o integridade das urnas eletrônicas, nesta segunda-feira (18), durante reunião com embaixadores no Palácio da Alvorada. O extremista de direita subiu o tom em perigoso ataque às instituições, em especial o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele utilizou-se-se da transmissão da TV Brasil, uma rede pública, para desferir mais um ataque aos ministros  Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso e Edson Fachin, do STF.

Bolsonaro protagonizou um novo vexame internacional ao voltar a requentar fake news disseminadas em 2021, quando, duramente uma de suas lives, ele apresentou inquérito da Polícia Federal sobre um suposto ataque hacker ao TSE para fraudar as eleições de 2018.

Ocorre que a PF nunca informou o tribunal sobre alguma ocorrência de fraude no pleito. “O próprio TSE encaminhou à Polícia Federal as informações necessárias à apuração dos fatos e prestou as informações disponíveis. A investigação corre de forma sigilosa e nunca se comunicou ao TSE qualquer elemento indicativo de fraude”, destacou o tribunal, em nota.

O TSE também sempre fez questão de informar que desde o início de votação por meio de urna eletrônica, em 1996, nunca houve fraude em nenhuma eleição, o que faz do processo um dos mais seguros do mundo. Inclusive porque foi por meio dele que Bolsonaro foi eleito diversas vezes deputado federal, e em 2018.

“Bolsonaro joga contra o Brasil”, reagiu o senador Humberto Costa (PT-PE), imediatamente após o fim da apresentação. “Ao convocar embaixadores de vários países para uma exposição recheada de mentiras contra o sistema eleitoral brasileiro, ele destrói a democracia do nosso país para o mundo. Esse genocida golpista não é e nunca será um patriota”, acusou Costa.

No fim da apresentação de mentiras para embaixadores estrangeiros, Bolsonaro esperava aplausos, mas recebeu o silêncio constrangedor de quem entendeu a sua sanha golpista. pic.twitter.com/nYeRvkPNFc

— Paulo Pimenta (@DeputadoFederal) July 18, 2022

“Leviano, Bolsonaro reuniu embaixadores estrangeiros e repetiu acusações sem provas contra urnas eletrônicas” , disparou o deputado federal Bohn Gass (PT-RS). “Incoerente, levantou suspeitas sobre o sistema pelo qual ele mesmo foi eleito. “Irresponsável, ataca instituições e detona imagem do país”, atacou.

PT

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo