BannerDistrito Federal

Secretários de Cultura apresentam Manifesto que será entregue a Lula no dia 12 de julho


Em evento promovido pela Federação Brasil da Esperança, as Secretarias de Cultura do PTDF, PV, PCdoB, PSol, PSB e a Campanha Lula no Distrito Federal, lançaram o Manifesto Cultura DF com Lula, nesta quarta-feira (6), no Conic. O documento, que já conta com mais de 500 assinaturas, deverá ser entregue em mãos ao ex-presidente Lula, que virá a Brasília no dia 12 de julho.

Durante o lançamento, que teve diversas manifestações artísticas e musicais, recitações de poesias, cantos e danças indígenas e de matriz africana, os secretários Yuri Soares (PTDF), Jean Cunha (PV), Rita Andrade (PSol), Pablo Raízes (PSB), Jairo Mendonça (PCdoB), leram juntos o Manifesto, que denuncia a destruição das políticas culturais pelo governo de Jair Bolsonaro.

Assista à transmissão do ato: https://web.facebook.com/ptdf13/videos/540359537777131

O documento faz uma análise do atual momento e das dificuldades enfrentadas pelo setor em todo o país. “A área da Cultura precisa ser resgatada do obscurantismo que tomou conta do Brasil desde o início de 2019. A guerra cultural pautada e praticada no desgoverno Bolsonaro tem sido de cortes orçamentários, reformas legislativas, trocas incessantes de gestores, ataques às instituições e aos movimentos culturais. Nunca foi tão necessário que um novo governo seja escolhido pelo povo brasileiro em eleições democráticas para a reconstrução do país”, diz o texto, logo no início.

O texto também aponta os principais direcionamentos necessários para o setor: “O compromisso deve ser com a volta e a reconstrução do Ministério da Cultura, criação de comitês de cultura em todos os estados e no Distrito Federal, reconstrução econômica da cultura brasileira em todas as suas instâncias, garantia do reconhecimento das profissões da cadeia da cultura, assegurando os direitos sociais conferidos a outros setores. O compromisso também deve ser com a revisão do Plano Nacional de Cultura, garantir que o Sistema Nacional de Cultura seja capaz de gerar ações, ampliar as condições de acesso e promoção da diversidade a partir da cultura e a construção de uma nova política para as artes, a preservação do Patrimônio e Memória.”

Leia na íntegra e assine o Manifesto Cultura DF com Lula: https://dfcomlula.com.br/cultura-df-com-lula

Os (as) pré-candidatos (as) a cargos majoritários dos partidos citados, Leandro Grass (PV), Rosilene Corrêa (PT), Rafael Parente (PSB) e Keka Bagno (PSol), participaram do lançamento, que também serviu para comemorar a derrubada, na terça-feira (5), pelo Congresso Nacional, dos vetos de Jair Bolsonaro (PL), às Leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc 2. As medidas preveem incentivos orçamentários destinados ao setor cultural.

Em sua fala, a pré-candidata ao Senado, pela Federação Brasil da Esperança, Rosilene Corrêa, destacou que os ataques sofridos pela educação e pela cultura, não são efeitos da pandemia, como o governo justifica, mas são, sim, um golpe contra esses setores: “Por que nós sabemos que as principais ferramentas para o combate à desigualdade, são a educação e a cultura (…) e elas tem que chegar, especialmente, nas periferias, onde está, à margem, a maior parte da nossa juventude negra.”

Em outro momento de seu discurso, Rosilene convidou a militância a ir para as ruas, conversar com a população sobre a importância de eleger um presidente voltado para essas pautas. “A cultura vai voltar a pulsar forte a partir de janeiro, porque nós teremos um presidente que já mostrou que tem esse compromisso. Vamos todos às ruas conversar com nossa gente e lotar o Centro de Convenções no dia 12 de julho para receber o nosso presidente Lula”, enfatizou.

Por sua vez, o pré-candidato da Federação ao Governo do Distrito Federal, Leandro Grass (PV), ressaltou que “[nessas eleições] nossa capacidade de diálogo e nossa generosidade tem que ser muito grandes, para acolhermos o povo brasileiro que está sofrendo, com a fome, a falta de moradia e sem emprego. E o setor cultural, a arte, são as melhores ferramentas para acolhermos nosso povo e assim será nossa caminhada nesses eleições, com arte, beleza e acolhimento”, disse.

O ato contou com a presença do coordenador da campanha Lula no DF, Geraldo Magela, que revelou o compromisso do ex-presidente Lula em receber em mãos o documento na próxima terça-feira, quando estará em Brasília. “Lula não quis apenas gravar um vídeo em agradecimento ao Manifesto das Secretarias de Cultura dos partidos de esquerda do DF, ele quer receber diretamente de vocês esse documento no dia 12 de julho.”

Ele disse ainda que é preciso que a militância esteja preparada para as lutas ideológicas que deverão ser enfrentadas durante a campanha de 2022 e que “estamos com a chance de eleger governos, tanto no DF, quanto na presidência, com Lula, que tenham, de fato, um projeto econômico-social viável e sustentável para nosso povo.”

O secretário de Cultura do PTDF, Yuri Soares, em sua manifestação, enfatizou que “o movimento cultural do DF estará unido para eleger Lula presidente, reconstruir o Ministério da Cultura, criar os Comitês de Cultura nos estados e no DF e fazer uma revolução na cultura brasileira.”
O ex-presidente Lula estará em Brasília no dia 12 de julho, no Cnetro de Convenções Ulisses Guimarães, às 17 horas.

PTDF


PTDF

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo