BannerDistrito Federal

Mulheres do PT, PCdoB e PV lançam Plataforma em defesa da democracia, pela vida das mulheres e por um Brasil e DF sem fome e violência. Nesta quarta, às 19h

A atividade será transmitida ao vivo pelas páginas da Secretaria de Mulheres do PTDF e do PTDF no Facebook

As Secretarias de Políticas para Mulheres do Partido dos Trabalhadores, do Partido Comunista do Brasil e do Partido Verde, que integram a Federação Brasil da Esperança no DF, lançam, nesta quarta-feira (29), às 19hs, no setor Comercial Norte, Quadra 1, Bloco E – Edifício Central Park , a Plataforma em defesa da democracia, pela vida das mulheres por um Brasil e um DF sem fome e violência com o objetivo de entregar ao pré-candidato ao GDF, Leandro Grass, e à pré-candidata ao Senado Federal, Rosilene Corrêa, os pontos centrais para serem incluídos no Programa de Governo e ao Senado.

A atividade será transmitida ao vivo pelas páginas da Secretaria de Mulheres do PTDF e do PTDF no Facebook.

Em 2022 teremos a mais desafiadora eleição da história recente do Brasil e nós, mulheres, maioria no trabalho precarizado e entre os desempregados, no DF, como no país, somos as que mais sofremos com os retrocessos das políticas sociais adotadas no governo Bolsonaro, como o aumento do desemprego, da carestia, da fome e da violência.

Com o desmonte das políticas para as mulheres e de combate ao racismo, somos as mais atingidas pelo projeto de morte em curso, principalmente as mulheres negras e das periferias, pois são, na sua maioria, as principais responsáveis por colocar comida no prato e pagar as contas, além de serem as responsáveis pelo trabalho doméstico e pelos cuidados com as crianças, pessoas idosas, pessoas com deficiência e doentes. 

Além disso, cotidianamente sofremos na pele a crueldade da violência doméstica. Segundo a Secretaria de Segurança Pública do DF, em 2021, uma mulher foi vítima de feminicídio a cada 14 dias e outras 45 foram vítimas de violência doméstica a cada 24 horas, situação que também afeta com mais força as mulheres negras. Segundo pesquisa do Ministério Público do DF (2021), entre 2016 e 2017, estas representaram 77% das vítimas de feminicídio no DF. Em 2022, a situação no DF continua preocupante.

Brasília, 28 de junho 2022

Assinam:

Andreza Xavier, Secretária de Mulheres PT-DF

Renata Fortes, Secretária de Mulheres PV-DF

Thereza de Lamare, Secretária de Mulheres PCdoB-DF

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo