BannerNacional

Plano de governo Lula-Alckmin será construído com ampla participação popular

Os pré-candidatos à Presidência do movimento “Vamos Juntos Pelo Brasil”, Luiz Inácio Lula da Silva e Geraldo Alckmin, lançam, nesta terça-feira (21) em São Paulo (SP), as diretrizes do programa de governo da chapa. O documento, estruturado a partir dos eixos “desenvolvimento social e garantia de direitos”, “desenvolvimento econômico e sustentabilidade socioambiental e climática” e “defesa da democracia e reconstrução do Estado e da soberania”, apresenta as principais ideia-força da aliança progressista, formada por PT, PCdoB, PV, PSB, REDE, PSOL e SOLIDARIEDADE, para reconstruir o Brasil.

O documento foi constituído a partir de amplo entendimento entre representantes dos sete partidos que compõem o movimento. Além disso, foi aprovado pelos presidentes dos partidos e pelos pré-candidatos Lula e Alckmin.

Na ocasião, também será apresentada a plataforma virtual, que irá deflagar a mais ampla participação popular na construção do programa de governo. Intitulado “Juntos pelo Brasil”, o ambiente virtual, que ficará aberto por cerca de 30 dias, é o próximo passo para a construção do programa de governo e abrigará o documento de diretrizes.

A ferramenta permitirá o envio de sugestões, bem como a realização de debates, fóruns, discussão e consultas, em um amplo envolvimento da sociedade civil. Terá ainda um canal de organização para envolver a participação dos comitês populares e organizações dos movimentos populares.

A expectativa é que a plataforma amplie o engajamento para que a base social da coligação se aproprie das propostas contempladas no programa de governo e se envolva de fato na construção coletiva do projeto. Em paralelo a isso, serão aberta mesas de diálogo para avançar no debate com entidades nacionais que já se articularam para encaminhar propostas ao plano de governo e aprofundar as formulações.

Ao final desse processo participativo, a candidatura Lula-Alckmin espera entregar um programa de governo inovador, criativo, portador de futuro, sintético e compreensível – com tem feito as principais candidaturas presidenciais contemporâneas. O programa de governo também contemplará as principais propostas de impacto da candidatura.

Após o lançamento das diretrizes, haverá coletiva com o presidente da Fundação Perseu Abramo, Aloizio Mercadante, coordenador do Programa de Governo, e coordenadores dos demais partidos do Vamos Juntos pelo Brasil. Veículos de imprensa interessados na cobertura devem se credenciar neste link.

Lançamento das diretrizes do programa de governo Lula-Alckmin
Local: Hotel InterContinental SP (Alameda Santos, 1123)
Data: terça-feira (21/06)
Horário: 10h

lula.com.br

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo