Sem categoria

Qualquer intempérie no estrangeiro será motivo para Temer aumentar os combustíveis

*Por Chico Vigilante

Há um ano, quando o presidente ilegítimo Michel Temer assumiu o comando do País, alertei que uma das consequências do golpe seria a disparada nos preços dos combustíveis.

Especialmente, porque a política adotada pelo governo do presidente Lula, e que depois foi continuada pela presidente Dilma Rousseff, era a de manter os preços da Petrobrás voltados para proteger a economia nacional.

Este foi o motivo que fez com que os preços da gasolina, do gás de cozinha e do óleo diesel ficassem estabilizados durante os 13 anos dos governos Dilma e Lula.

Agora, com o golpista Michel Temer e a política de entregar a economia brasileira para o capital especulativo internacional e a decisão de colocar os preços da Petrobrás alinhados com a variação internacional, o valor dos combustíveis disparou.

Eu já havia alertado para a população se preparar para os reajustes da gasolina quase que diários.

Amanhã, vai acontecer o maior aumento dessa trajetória. Os meios de comunicação dão conta de que a gasolina será reajusta em 4.02% e o óleo diesel em 0,8%.

A tempestade ocorrida nos Estados Unidos seria o principal motivo desse acréscimo. O barril do petróleo subiu e o povo brasileiro vai pagar pelo o preço da tempestade ocorrido em outro país.

O resultado dessa política internacional voltada para proteger o capital financeiro é que, se qualquer dia tiver uma catástrofe na França, Itália ou Japão, o Brasil também pagará pela a fatura.

Do jeito que o reajuste nos preços dos combustíveis está acontecendo, daqui a alguns dias o povo brasileiro terá que andar a pé, porque não vai dar conta de comprar nem uma bicicleta. Também terá que cozinhar com gravetos, pois não darão conta de comprar gás de cozinha.

É lamentável essa situação. Espero que a população brasileira acorde para esse disparate.
Recentemente, previ que o preço do litro da gasolina poderia facilmente chegar a cifra de R$ 5. Agora, com o golpista Michel Temer essa previsão está caminhando a passos largos para se concretizar.

Isso é uma verdadeira  tragédia. Especialmente, para uma cidade que é conhecida por aquele jargão popular de que as pessoas têm cabeça, tronco e rodas, pois são obrigadas a andar de carro próprio porque o transporte público não presta.

*Chico Vigilante é deputado distrital pelo PT-DF

Artigo publicado originalmente no Brasil 247

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo