BannerDistrito Federal

Meditação Popular Amorosa e Tai Chi Chuan para comemorar o aniversário do Buda Shakyamuni

Para celebrar a data, que consta do calendário oficial do Brasil , o Monge Sato e o Mestre Woo, vão realizar uma cerimônia, no próximo domingo, dia 15 de maio, às 16 horas na Praça da Praça da Harmonia Universal, com Meditação Popular Amorosa e Tai CHi Chuan. Lei foi sancionada por Dilma Roussef, em 9 de maio de 2012

No dia 9 de maio de 2012, a ex-presidenta Dilma Roussef sancionou a Lei 12.623, que faz constar no calendário oficial de datas e eventos brasileiros como o dia do aniversário do Buda Shakyamuni. Para comemorar a data, denominada Vesak pelos budistas, o Monge Sato e o Mestre Woo, vão realizar uma cerimônia, no próximo domingo, dia 15 de maio, às 16 horas na Praça da Praça da Harmonia Universal, com Meditação Popular Amorosa e Tai CHi Chuan. O evento é em parceria com a Embaixada do Nepal.

Em mensagem gravada pela passagem da data, a ex-presidenta explica que seguiu precedente da Organização das Nações Unidas (ONU), que considera o Buda Shakyamuni patrimônio cultural imaterial da humanidade. Ela também disse que o fato de a data ser correspondente ao Dia das Mães no Brasil “representa o espírito de acolhimento, amplo, igualitário e democrático do Buda Shakyamuni.”

Assista ao vídeo com a mensagem de Dilma:

Dilma em mensagem pelo dia do aniversário do Buda Shakyamuni

Para o Monge Sato, que foi regente do Templo Budista durante 25 anos e está agora, como ele diz, ‘descendo a montanha’, os tempos são de profundas reflexões, meditações e ação política. Com a deterioração da condição humana, em grande parte causada por conceitos ultraliberais que escravizam as pessoas e impedem a evolução consciente da humanidade para estados mais virtuosos de vida, Sato propõem o engajamento dos meditadores e espiritualistas na política. Assim como convida, aos que fazem a política, para conhecer e praticar a meditação.

“Todos e todas estão convidados para a Meditação Popular Amorosa e o Tai Chi CHuan, comigo e Mestre Woo, no próximo domingo, na Praça da Harmonia. Especialmente a juventude, que carrega, em si, a semente da esperança de novos tempos”, afirma o Monge.

Ele diz também que está engajado na “consolidação orgânica dos Comitês de Luta e Resistência Democrática que, não só valerão para as eleições, como para o próprio governo democrático na situação caótica que estamos vivendo no mundo todo, especialmente no Brasil. Isto sim, vai ser a moda lulista de governar”, afirma.

Praça da Harmonia Universal

A Praça da Harmonia Universal, localizada na EQN 104/105, é um patrimônio da cidade. Fundada pelo Mestre WU, tem o Tai Chi Chuan como fundamento da harmonia mental, fisiológica e afetiva, que consolida a praça como local privilegiado de Brasília com as práticas comunitárias gratuitas do Tai Chi Chuan, todos os dias com vários horários. A praça é laica, e em Harmonia com todas as religiões, é aberta a todas e todos que desejam o amor, a amizade, a paz no convívio comunitário. A Praça conta com equipamentos esportivos e local de encontro com mesas e bancos para uso da comunidade.

Antônio Cangiano, prefeito da SQN 104 e coordenador do Setorial de Ciência e Tecnologia e Tecnologia da Informação do PTDF, diz que as prefeituras das quadras SQN 104/105 “estão compromissadas com os fundamentos de convívio fraterno, amoroso e incentivamos o uso da Praça e os encontros amistosos que ali ocorrem, acreditando que as amizades constroem o melhor de nós.”

As práticas

A Meditação Popular Amorosa, conduzida pelo Monge Sato, consiste em movimentos leves com o corpo, em pé, com música ao fundo e objetiva ser praticada em locais de passagem de trabalhadores/as e transeuntes, visando popularizar a prática.

O Tai Chi Chuan, que é realizado pelo Mestre Woo na Praça da Harmonia há mais de 40 anos, é uma espécie de ‘dança’ muito suave, que leva à plena observação do corpo e da respiração.

Serviço:
Meditação Popular Amorosa e Tai Chi Chuan com Monge Sato e Mestre Woo
Dia 15/5, próximo domingo
Às 16 horas
Na Praça da Harmonia Universal – Entrequadra (EQS) 104/105 norte

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo