Sem categoria

DF já tem 38 Comitês Populares de Luta ; A meta é chegar a 1000 até julho

Os Comitês de Luta serão transformados em Comitês Eleitorais com o início da campanha de 2022

​”É preciso criar um forte e organizado movimento capaz de sustentar, nas ruas, um Programa Popular de Reconstrução e Transformação do Brasil”. Com esse objetivo, o Partido dos Trabalhadores lançou, em fevereiro, o projeto para a criação de 5 mil Comitês de Luta em todo o Brasil até o mês de maio. No DF, já são 38 Comitês criados e a meta é chegar a 1000 até julho, quando esses espaços serão convertidos em Comitês eleitorais visando, principalmente, a eleição de Lula à presidência do Brasil.

A orientação da direção do PT é que todas as Zonais, Secretarias e Setoriais se tornem um Comitê de Lutas. A Secretária de Formação do PTDF e da coordenação do núcleo de Comitês Populares de Luta no DF, Leda Gonçalves, explica que esses espaços podem e devem refletir as lutas de um determinado segmento, como o combate ao racismo, a defesa do meio ambiente, os direitos LGBTQIA+, indígenas, mulheres, animais, cultura, além de todas as categorias de trabalhadores e trabalhadoras, por exemplo, professores, artistas, estudantes.

Ela diz, também, que os Comitês podem existir em qualquer espaço: nas moradias, quadras, praças, feiras, bares, assentamentos, ocupações e ruas movimentadas das cidades. E, online, nas diversas redes sociais. “Não é preciso uma sede física, o importante é, desde agora, estarmos em movimento, próximos das pessoas e aquecendo o clima para o início das eleições em que Lula voltará a ser o presidente do Brasil”, reforça ela.

Em Taguatinga, já são 4 Comitês Populares em funcionamento. Planaltina, Guará, Varjão, Sobradinho, Recanto das Emas, Riacho Fundo I, Cruzeiro, Paranoá, Águas Claras, Areal, Gama, Lago Oeste e Plano Piloto também já contam com Comitês em atividade. Na Vila Telebrasília e no Noroeste, estão em processo de formação.

No Plano Piloto, a experiência está sendo transformar os núcleos já existentes, como os do Eixão da 208 Sul e da 208 Norte, em Comitês Populares. Além disso, a feirinha agroecológica da 216 Norte, onde o PT mantém uma banca para a venda de materiais do partido (camisetas, canecas, estrelinhas, bonés e até a cerveja artesanal Lula Livre), já é um Comitê Popular de Lutas. “Todos os sábados de 9h às 15h, estamos lá, fazendo campanha e filiando muitos novos petistas. A banquinha do PT é um sucesso como Comitê Popular de Lula”, brinca com o trocadilho, o presidente da Zonal, José Wilson.

Aos domingos, a programação do PT Plano Piloto se concentra, principalmente, nos eixos Sul e Norte.

Panfletos, adesivos e bandeiras para os Comitês

O PTDF está disponibilizando material impresso para colaborar com as atividades dos Comitês de Luta. Na nova sede do partido, no térreo do Conic, os responsáveis podem retirar panfletos, adesivos e bandeiras, de segunda a sexta, das 9h às 18 horas.

Jacy Afonso destaca que é importante que todos retirem seu material de luta. “Queremos que os 1000 Comitês que vamos criar do DF tenham material para panfletar, para falar do partido, da política. Com material na mão é mais fácil iniciar uma conversa, provocar uma reflexão. Os Comitês devem nos aproximar da população e, ter um panfleto, um adesivo para distribuir pode ser o início da conquista de um voto”, diz o presidente do PT DF.

Jornada de Formação dos Comitês de Luta

Nesta semana está sendo realizada a Oficina 3 da Jornada para Formação dos Comitês Populares de Luta, com os encontros estaduais. As aulas online já estão a pleno vapor: são 245 filiados fazendo o curso e se preparando para organizar novos Comitês em todo o DF.

Para quem está cadastrado, a oficina vai acontecer em 3 horários: Terça, 19/04 às 19h; Quarta, 20/04 às 19h; Sábado, 23/04 às 09h30. A ENFPT vai enviar um comunicado com o link e o dia de participar da oficina, com lembrete de dia e horário.

Crie seu Comitê Popular de Luta

Mas, se você não está inscrito ou inscrita na Jornada de Formação da ENFPT, não se preocupe. O PT disponibiliza uma cartilha com todos os passos para a criação de um Comitê. A cartilha orienta como construir um, onde pedir orientação sobre sua organização e, ainda, como ter acesso às informações. O documento também sugere um conjunto de atividades que podem ser desenvolvidas para promover a interação com as comunidades. Além de dicas de combate às fake news.

Acesse aqui o link e Faça Download da Cartilha

Os Comitês terão acesso à informações, como conteúdos jornalísticos, artigos, materiais didáticos e vídeos no site do PTna Casa 13, na Fundação Perseu Abramo e no Instituto Lula.

É importante que todos os Comitês sejam cadastrados na Casa 13. Se você já criou o seu, envie informações e fotos para o PTDF no email comitedelutasdf@gmail.com e compareça na sede para retirada do material de panfletagem.

Veja a galeria com imagens de alguns dos 38 Comitês Populares de Luta do DF:

PT DF

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo