BannerNacional

Nova Primavera 2022 tem inscrições prorrogadas até 29 de março

Encontros oferecem oficinas para qualificar militantes para a criação e manutenção dos Comitês Populares de Luta. Mais de 4.300 inscrições foram realizadas

o Nova Primavera 2022, prorrogou as inscrições até 29 de março. Até o momento, 4.300 pessoas se inscreveram. Serão seis encontros, sendo um por semana, entre abril e maio, com quatro encontros nacionais e dois estaduais ou regionais.

O objetivo das oficinas é qualificar militantes para a criação e manutenção dos Comitês Populares de Luta.

A deputada federal Maria do Rosário (PT/RS) e secretária Nacional de Formação Política do PT celebra o número de inscritos e informa que ainda há vagas para mais militantes.

“A nossa militância respondeu ao chamado do Nova Primavera 2022 e já temos mais de 4.300 na Jornada de Formação dos Comitês Populares, mas ainda temos algumas vagas e vamos receber e acolher nossos militantes que querem estar conosco.”

O conceito dos Comitês Populares não é igual ao conceito tradicional de comitê eleitoral, embora em determinados momentos possam servir a isso também. Porém, o intuito principal é agrupar as pessoas em seus territórios levando em consideração a realidade de cada lugar.

A ideia é estimular os Comitês a dialogarem com o povo. “Queremos que nossa militância volte a fazer uma coisa que ela já não faz há algum tempo, que é estar presente na vida do povo”, aposta o diretor da Escola Nacional de Formação Política do PT, Gilberto Carvalho. “Conversar com as pessoas a partir da sua vida real, das suas dificuldades, do desemprego, da fome, da falta de políticas culturais, falta de saneamento, de saúde, de educação”, observa.

secretária Nacional de Organização do PT, Sônia Braga, ressalta que os Comitês de Luta são estratégia fundamental de mobilização em todo o país.

“Os Comitês Populares de Luta são a principal estratégia de mobilização do PT em todo o Brasil, e a jornada de formação será de fundamental importância para a constituição desta estratégia e ampliar o número de militantes petistas no trabalho de base, ocupando as ruas e esquinas dos bairros e das cidades brasileiras.”

Mapeamento dos territórios

A Jornada vai orientar a militância a fazer mapeamento dos territórios, entendendo quais são as necessidades da população de cada lugar. Por isso, serão oferecidas duas oficinas dividindo os participantes em suas próprias regiões, para que a construção dos Comitês seja planejada em cada um dos estados do país. Ao mesmo tempo, será desenvolvida a forma como o programa deverá ser apresentado, quais são os elementos fundamentais a serem trabalhados em cada território.

Durante a Jornada também serão trabalhadas técnicas de como explorar as redes sociais para organizar ainda mais o povo e se comunicar melhor sobre as pautas, principalmente através do WhatsApp. Além disso, consta na programação oficinas para a criação de memes, vídeos para o Tik Tok ou para o Youtube. Serão ainda abordadas a importância do uso das hashtags e de ações integradas nas redes, para trazer mais engajamento para as campanhas.

Combate às fake news 

Outro aspecto importante da formação será a orientação para o enfrentamento das acusações mais frequentes usadas contra Lula e o PT. A compreensão de que o lado bolsonarista não terá escrúpulos em usar os métodos mais sujos, pesados e violentos nessa campanha reforça a necessidade de instruções para enfrentar esse jogo.

Por isso, a Jornada buscará munir os participantes com informações e técnicas para desmontar as fake news. Embora as pessoas estejam sofrendo as consequências do bolsonarismo, muitas vezes elas não fazem a ligação dos males com a causa principal, que é a política de Bolsonaro.

Permanência dos Comitês

Após as eleições, os Comitês deverão continuar organizados e ativos para defender e dar suporte às causas do Partido.

“Nós não esperamos apenas obter o voto. Nós queremos conquistar o coração e a mente das pessoas para que elas se engajem nesse processo de mudança do Brasil, que não se dá apenas pelo papel do Executivo ou pelo trabalho dos deputados e senadores, mas, sobretudo, pela ação ativa do povo organizado. Por isso, insistimos que tão importante quanto ganhar o voto, é ganhar a opinião, o coração e a mente das pessoas”, afirma Gilberto Carvalho.

Assim, é muito importante que aqueles que pensam em construir um Comitê – ou aqueles que já criaram o seu Comitê – participem! A troca de experiências e iniciativas ajuda a ampliar a ação das pessoas. Esse é o sentido da Jornada Primavera 2022, cuja inscrição termina no dia 23 e para a qual contamos com a participação de todos!

Vamos juntas e juntos formar milhares de Comitês Populares de Luta e fazer florescer a nova primavera!

Clique aqui para se inscrever

PT, com informações do Comitê de Luta

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo