BannerDistrito Federal

Comitês Populares de Lutas no DF; Conheça, crie o seu e junte-se a nós em defesa da democracia

Uma ideia que surgiu durante o Curso de Formação Nova Primavera, os Comitês Populares de Lutas do PT tem o objetivo de organizar a mobilização de pessoas dispostas a contribuir para transformar a vida do povo brasileiro. E tem se espalhado por todas as regiões do Distrito Federal e do Brasil.

Para que todos possam conhecer esses Comitês, o PTDF inicia uma série de apresentações dos coletivos que já estão em atividade. Todos e todas estão convidadxs a participar, contribuir, criar o seu Comitê e lutar junto conosco por um Brasil melhor, mais humano, mais justo e mais democrático.
 
No aniversário de  seus 42 anos, comemorados em 10 de fevereiro, o Partido dos Trabalhadores incentivou a criação nacional dos Comitês, como uma ferramenta partidária para contribuir com o diálogo, a defesa e o enfrentamento em favor da democracia.

“Esta é a grande novidade que estamos anunciando neste aniversário; o lançamento dos Comitês Populares de Luta. Este projeto foi organizado pelos companheiros e companheiras das Secretarias de Organização, de Movimentos Populares, Comunicação, Formação Política e pela nossa Escola Nacional de Formação, que recebem meu profundo agradecimento”, anunciou a presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann.

De acordo com ela, os Comitês Populares de Luta remetem às origens do PT, aos núcleos de base construídos no chão das fábricas, nas escolas, nas comunidades de base, que foram a energia vital da formação e crescimento do partido. “Agora estamos propondo que os comitês sejam formados em conjunto com os movimentos sociais que já trabalham conosco nesta inciativa”, reafirmou.

E tem dado certo: somente no Distrito Federal já são 21 Comitês de Luta. Em todo o Brasil, 4300 pessoas se inscreveram para o Curso de Formação Nova Primavera 2022, que vai preparar a criação no novos Comitês. Inclusive, as inscrições foram prorrogadas até o dia 29 de março.

Iniciamos nossa série dos Comitês do DF, com o Comitê Popular de Luta Palmares Taguatinga

Taguatinga foi uma das primeiras Zonais a aderir à iniciativa e criou o Comitê Popular de Luta Palmares. O ponto de encontro é no Bar do Modesto, localizado na Praça do Bicalho, todos os domingos de manhã. Conforme explica o Maninho do PT, secretário geral da Zonal, o local foi escolhido por ser de grande movimentação popular, além de importante referência para atividades culturais da cidade.

Entre as ações do Comitê, estão panfletagens e muita conversa com a comunidade. “Estamos ali todos os domingos, conversando com as pessoas, levando informações sobre a política. É importante a empatia, dedicar tempo para explicar a situação do país mas, também, ouvir a população. O Bar do Modesto é um lugar onde o povo de Taguatinga frequenta e temos encontrado bastante receptividade para nossas atividades lá”, diz Maninho.  

Ele elogia as novas ações do PT nacional, como o Nova Primavera, que está promovendo um levante de formação e unidade entre a militância. E os Comitês de Lutas que, segundo ele, são a uma excelente forma de aproximação, não só com os movimentos organizados mas, especialmente, com a parcela da sociedade que não está diretamente envolvida com a política.

“Em nosso Comitê, como é em local com bastante movimento, fazemos política basicamente conversando. Não impomos nossa ideia, mas abrimos espaço para que o assunto política possa ser debatido. Está funcionado bem”, comemora o petista.

Na cidade, já foram criados também os Comitês da M Norte (casa do companheiro Humberto) e o Comitê de Lutas Lélia Gonzalez, que funciona na Casa da Democracia.

O presidente do PT Taguatinga, Pedro Lacerda, ressalta a importância dos Comitês, por serem instrumento de organização das reivindicações e lutas populares e, no futuro, se tornarão base de mobilização para eleição de Lula à presidência do Brasil. “Por meio desses Comitês, vamos unificar as lutas do povo e reconstruir o país”, reforça.

Jacy Afonso, presidente do PTDF, esteve presente no lançamento do Comitê de Lutas Palmares e está empolgado com as diversas iniciativas da militância na criação dos Comitês: “Iniciamos a jornada rumo aos 1.000 Comitês de lutas que vamos construir no DF”, pontua.

Atividade Cultural do Comitê nessa sexta (25)

Nessa sexta-feira (25), o Comitê Popular de Luta Palmares terá sua primeira atividade cultural. Música, poesia e muita política servidos no cardápio do Bar do Modesto, a partir das 19h30, com a presença dos petistas de Taguatinga e, claro, da comunidade. “Convidamos a todos e todas para conhecerem nosso Comitê e prestigiar o Bar do Modesto, cujo proprietário é militante do PT e um apoiador incondicional das nossas causas”, convida Maninho.

Como criar um Comitê de Lutas

O PT disponibiliza uma cartilha no site do partido com todas as orientações necessárias à formação e ao funcionamento dos comitês.

FAÇA O DOWNLOAD DA CARTILHA


A cartilha orienta como construir um Comitê Popular, onde pedir orientação sobre sua organização e, ainda, como ter acesso à informações. O documento também sugere um conjunto de atividades que podem ser desenvolvidas pelos comitês para promover a interação com as comunidades. A Jornada de Formação Nova Primavera 2022, que teve inscrições encerradas ontem (23), vai qualificar e ajudar as pessoas na organização dos Comitês Populares de Lutas.

Além das informações próprias, os comitês serão abastecidos semanalmente com conteúdos, orientações e campanhas. Na página da Escola Nacional de Formação Política do PT, estarão disponíveis as atividades de formação previstas.

Os comitês terão acesso à informações, como conteúdos jornalísticos, artigos, materiais didáticos e vídeos no site do PT, na Casa 13, na Fundação Perseu Abramo e no Instituto Lula. Também, acesso a textos para desmentir as fake news bolsonaristas.

O PT DF e o PT nacional reforçam a importância de que todos os Comitês criados sejam registrados no Casa 13, de forma que o partido possa acompanhar e apoiar as iniciativas desses núcleos.


PT DF com PT Nacional

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo